PIA19064_hires

Os Pontos Brilhantes De Ceres Voltam a Aparecer Nas Mais Novas Imagens Feitas Pela Sonda Dawn

Space Today
20 abr 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

PIA19064_hires

Os dois pontos mais brilhantes no planeta anão Ceres, que veem fascinando os cientistas por meses, estão de volta à vista, nas mais novas imagens que a sonda Dawn fez de Ceres. A sonda Dawn, fez as imagens nos dias 14 e 15 de Abril de 2015 a uma distância de cerca de 22000 quilômetros de distância do polo norte de Ceres.

As imagens podem ser baixadas em:

http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA19064

As imagens mostram o ponto mais brilhante e seu companheiro se destacando claramente contra o material mais escuro ao redor, mas sua composição e como eles se originaram ainda são informações desconhecidas. Os cientistas também observaram claramente outras feições de interesse, incluindo a superfície completamente coberta de crateras. À medida que a sonda Dawn se aproxima cada vez mais de Ceres, as feições em sua superfície começam a emergir com resolução cada vez melhor.

A sonda Dawn está agora finalizando a etapa de entrega de imagens que ajudou os planejadores à manobrarem a sonda em sua primeira órbita científica e preparam para as observações subsequentes. Todas as operações de aproximação tem sido executadas de maneira cuidadosa e mantendo a sonda Dawn no curso e na programação. Começando em 23 de Abril, a sonda Dawn irá passar cerca de 3 semanas numa órbita semi-circular ao redor de Ceres, fazendo observações a 13500 quilômetros acima da superfície do planeta anão. No dia 9 de Maio de 2015, a sonda Dawn irá começar a fazer uma órbita mais baixa para melhorar a visão e fornecer observações de resoluções mais altas.

PIA19064

“A campanha de imageamento de aproximação foi completada com sucesso nos dando uma visão preliminar e tentadora desse mundo completamente diferente, nos preparando para explorá-lo em detalhe. Isso tem permitido que nós possamos começar a fazer algumas questões novas e intrigantes”, disse Marc Rayman, diretor da missão Dawn e engenheiro chefe baseado no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia.

No dia 6 de Março de 2015, a sonda Dawn tornou-se a primeira sonda a orbitar um planeta anão e a primeira a orbitar dois alvos extraterrestres. Os cientistas irão comparar Ceres ao asteroide gigante Vesta, que a Dawn estudou entre 2011 e 2012, para que possam conseguir ideias sobre a formação do nosso Sistema Solar. Tanto Ceres como Vesta estão localizados no Cinturão Principal de Asteroides do Sistema Solar, entre as órbitas de Marte e Júpiter, e estavam no caminho certo para se tornarem planetas antes que o seu desenvolvimento fosse interrompido.

A missão Dawn é gerenciada pelo JPL para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A sonda Dawn é um projeto do Discovery Program, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center em Huntsville, Alabama. A UCLA é responsável de maneira geral pela missão científica da Dawn. A empresa Orbital ATK Inc., em Dulles, Virginia, desenhou e construiu a sonda. O German Aerospace Center, o Max Planck Institute for Solar System Reserach, a Italian Space Agency e o Italian National Astrophysical Institute são parceiros internacionais da equipe da missão. Para uma lista completa de agradecimentos, visitem:

http://dawn.jpl.nasa.gov/mission

Para mais informações sobre a missão Dawn, visitem:

http://dawn.jpl.nasa.gov

Fonte:

http://www.nasa.gov/jpl/dawn/ceres-bright-spots-come-back-into-view

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Alexandre Medina

    Em relação aos pontos brilhantes: não é gelo na minha opinião.