Os Pontos Brilhantes De Ceres Mais Próximos do Que Nunca

Space Today
21 maio 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

pia19559-16

A sonda Dawn da NASA capturou uma sequência de imagens, feitas com a proposta de navegação, do planeta anão Ceres, no dia 16 de Maio de 2015. A imagem mostra o grupo de pontos mais brancos em Ceres, que continuam a intrigar os cientistas. As imagens foram feitas a uma distância de 7200 quilômetros do planeta anão, e têm uma resolução de 700 metros por pixel.

“Os cientistas da Dwan podem agora concluir que o intenso brilho desses pontos se deve à reflexão da luz do Sol por um material altamente refletivo na superfície, possivelmente gelo”, disse Christopher Russell, principal pesquisador da missão Dawn na Universidade da Califórnia, Los Angeles.

A sonda Dawn chegou a Ceres no dia 6 de Março de 2015, marcando seu nome na história da exploração espacial como sendo a primeira sonda a orbitar um planeta anão. Anteriormente a sonda tinha explorado o asteroide gigante Vesta por 14 meses de 2011 a 2012. A sonda Dawn tem outro fato especial na sua missão, pois é a única sonda de exploração espacial até hoje a orbitar dois alvos extraterrestres.

A sonda vem usando o seu sistema de propulsão a íons para manobrar para a sua segunda órbita de mapeamento em Ceres, que deve ser atingida em 6 de Junho de 2015. A sonda permanecerá a uma distância de 4400 quilômetros do planeta anão, até o dia 30 de Junho. Depois disso ela manobrará para órbitas mais baixas.

A missão Dawn é gerenciada pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A sonda Dawn é um projeto do Discovery Program, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no Alabama. A UCLA é responsável pela missão científica geral da Dawn. A empresa Orbital ATK, Inc., em Dulles, Virginia, desenhou e construiu a sonda. O German Aerospace Center, o Max Planck Institute for Solar System Research, a Italian Space Agency e o Italian National Astrophycical Institute, são parceiros internacionais na equipe da missão. Para uma lista completa dos agradecimentos, visite:

http://dawn.jpl.nasa.gov/mission

Para mais informações sobre a missão Dawn, visite:

http://dawn.jpl.nasa.gov

Para votar o que é o ponto brilhante em Ceres, visite:

http://www.jpl.nasa.gov/dawn/world_ceres/

world_ceres_640

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=4594

 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários