Os Nomes das Estruturas em Plutão e Caronte – Uma Homenagem ao Mundo Nerd, Exploradores e Sondas Espaciais

Space Today
29 jul 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

mapa_plutao_01

Nos 86 anos desde a descoberta de Plutão, nós não tínhamos ideia de como ele pareceria, agora, a missão New Horizons da NASA tem agraciado o mundo todo com imagens incrivelmente detalhadas da superfície de Plutão e de sua lua Caronte. Essas feições superficiais anteriormente desconhecidas precisam receber um nome.

A equipe da New Horizons tinha um bom número de potenciais opções. No início de 2015, a missão perguntou a todos para submeterem nomes correspondentes dentro de linhas gerais específicas. A lista inicial dos nomes mais populares foi lançada no início desse mês de Julho de 2015.

mapa_plutao_02

Esses nomes não serão oficiais até que eles sejam ratificados pela União Astronômica Internacional, a UAI. No momento, a equipe precisou arrumar uma maneira de se referir às várias feições que eles estão estudando. “Nós precisamos dar nomes a essas coisas”, disse Cathy Olkin, uma cientista da New Horizons que foi parte do grupo que ficou com a tarefa de dar nomes informais. “Nós estamos trabalhando com esses dados. Você não pode apenas ficar dizendo, ‘Ah, esse cânion, ali a esquerda’”.

Nas últimas semanas, à medida que as novas imagens chegaram, as equipes compilaram mapas informais completos com os nomes preliminares tanto para Plutão, como para Caronte.

mapa_plutao_03

Apesar de não serem nomes ainda oficializados pela UAI, os nomes nesses mapas são os que serão submetidos para serem ratificados, e eles oferecem uma visão inicial de como os mapas de Plutão e Caronte podem ficar num futuro bem próximo.

Todo mundo sabe, o que uma cratera é. Aqui estão outras palavras e o que elas significam: Cavus (depressão profunda), Chasma (abismo), Colles (pequenas colinas), Dorsa (cadeia), Fossa (longa e estreita depressão), Linea (marca alongada), Macula (mancha escura), Mons (montanha), Montes (montanhas), Planum (platô, ou planície alta), Regio (uma grande região brilhante ou escura), Terra (extensa massa de terra), Vallis (vale).

mapa_plutao_04

O lado esquerdo do famoso “coração” de Plutão em homenagem ao descobridor de Plutão, Clyde tombaugh. Venetia Burney, a jovem garota que propôs o nome para Plutão aos 11 anos, também foi homenageada na forma de uma cratera.

Os programas espaciais ao redor do mundo estão bem representados, com feições nomeadas em homenagem a missões e sondas criadas pelos EUA, Rússia, China, Japão, Índia, Brasil e Suécia.

mapa_plutao_05

As histórias e mitologias usadas para dar nome a feições são também impressionantes. O mapa de Plutão honra exploradores, desde Muhammad al-Idrisi, o explorador e mapeador Mulçumano, até Kupe, um explorador da Polinésia, que descobriu a Nova Zelândia e foi posteriormente considerado um mito pela cultura Maori.

A mitologia do submundo também está presente em culturas ao redor do mundo: Os Gregos, os Maias, as culturas africanas, entre outros, estão representados entre as áreas designadas pelo tema do submundo.

mapa_plutao_06

De acordo como Mark Showalter, um cientista na equipe da New Horizons e um dos maiores incentivadores por trás da campanha OurPluto, a exploração foi um importante tema para a equipe da New Horizons. “Plutão é como o Monte Everest da exploração do Sistema Solar”, ele disse. A equipe celebrou as primeiras imagens de Plutão denominando os dois primeiros grupos de montanhas descobertos, em homenagem a Edmund Hillary e Tenzing Norgay, os primeiros humanos a chegarem no cume do Monte Everest.

Showalter disse que Caronte é o primeiro corpo do Sistema Solar a ter feições denominadas em homenagem tanto a Guerra nas Estrelas e Jornada das Estrelas. Darth Vader, foi homenageado  numa cratera com anéis escuros ao redor, enquanto que a Princesa Leia e Luke Skywater deram nomes a crateras com anéis mais claros.

mapa_plutao_07

Doutor Who está bem representado. Gallifrey, o planeta natal do Time Lords em Doutor Who, é intersectado , por uma abismo denominado Tardis, a máquina do tempo e a nave espacial.

Do lado das feições que homenagearão Jornada nas Estrelas, o Capitão Kirk, Mr. Spock, Uhura, Sulu e os Vulcans, todos estarão lá, em Caronte.

mapa_plutao_08

“Não foi surpresa para nós quando nós colocamos para votação, nomes como Kirk, Spock, Skywater e Leia, tornaram-se os nomes mais populares”, disse Showater.

Entre muitas outras coisas, teremos referências a Alice, de Alice no País das Maravilhas, Stanley Kubrick pelo seu filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, Douglas Adams pelos seu livro O Guia  Do Mochileiro da Galáxi, entre outros.

mapa_plutao_09

“Tudo está esperando para ser aprovado”, disse Showater, mas “nós estamos otimistas que a UAI aprovará os nomes que geramos”. A equipe está orgulhosa do fato dos nomes terem sido escolhidos por pessoas do mundo todo, de muitas diferentes culturas. Talvez, o mais importante para eles, apesar de tudo, é estar honrando o trabalho que veio antes e que de alguma forma contribuiu para o sucesso da missão.

mapa_plutao_10

“Nos sentimos fortemente como uma equipe de missão sentada nos ombros de gigantes”, disse Alan Stern, o principal pesquisador da missão New Horizons, e que eles precisam “honrar as missões, os engenheiros, e os cientistas que descobriram como fazer a exploração espacial, pois nós nunca poderíamos ter conseguido lançar a New Horizons, sem a experiência deles”.

mapa_plutao_11

Fonte:

http://www.buzzfeed.com/alexkasprak/the-vader-crater#.bbD4PBvlA

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários