pia18341-1041

Os Campos de Dunas de Titã

Space Today
4 nov 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

pia18341-1041

A lua congelada Titã de Saturno tem algumas características que são similares à Terra, mas ainda assim é um mundo alienígena. Titã tem nuvens, chuva e lagos (feitas de metano e etano), uma superfície sólida (feita de gelo de água), e vastos campos de dunas (preenchidos com areias de hidrocarbonetos).

A área escura em forma de H, vista aqui contém duas das regiões preenchidas com dunas, a Fensal (no norte) e a Aztlan (no sul).

As câmeras da Cassini têm monitorado frequentemente a superfície de Titã, com seu 5150 quilômetros de diâmetro, procurando por mudanças nas feições durante o período da missão. Qualquer mudança ajuda os cientistas a entender da melhor forma os diferentes fenômenos como ventos e formação de dunas nessa estranha lua que se parece com a Terra.

Uma visão detalhada das regiões Fensal-Aztlan, pode ser vista abaixo.

PIA07732

Essa imagem foi feita com as câmeras da Cassini apontada para o lado principal de Titã. O norte de Titã está para cima. A imagem foi feita com a câmera de ângulo restrito da Cassini no dia 25 de Julho de 2015, usando um filtro espectral sensível ao comprimento de onda da luz do infravermelho próximo centrada em 938 nanômetros.

A imagem foi obtida a uma distância aproximada de 730000 quilômetros de Titã, com o conjunto, Sol-Titã-Cassini em fase com ângulo de 32 graus. A escala da imagem é de 4 quilômetros por pixel.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA, e ASI. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital da Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento fica baseado no Space Science Institute, em Boulder, no Colroado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite:

http://saturn.jpl.nasa.gov ou,

http://www.nasa.gov/cassini.

O site da equipe de imageamento da Cassini, fica em:

http://ciclops.org.

Crédito da imagem:NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Fonte:

http://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia18341/dunelands-of-titan

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Cristiano Montenaro

    Tenho um video que mostra o progresso do pouso da Huygens em Titã! Bem legal.