15721973493_174d9ff67c_o

Observatório de Raios-X Chandra da NASA Celebra o Ano Internacional da Luz

Space Today
25 jan 2015

15721973493_174d9ff67c_o

observatory_150105O ano de 2015 foi declarado como sendo o Ano Internacional da Luz, ou IYL, pelas Nações Unidas. Organizações, instituições e indivíduos envolvidos na ciência e na aplicação da luz irão se juntar nessa celebração com um ano de duração para ajudar a espalhar pelo mundo as maravilhas da luz.

O Observatório de Raios-X Chandra da NASA explora o universe em raios-X, uma forma de alta energia da luz. Estudando os dados de raios-X e comparando esses dados com observações feitas em outros comprimentos de onda da luz, os cientistas podem desenvolver um melhor entendimento dos objetos como estrelas e galaxias que geram temperaturas de milhões de graus e produzem raios-X.

Para marcar o início do IYL, o Chandra X-ray Center está lançando um conjunto de imagens que combinam dados de telescópios sensíveis a diferentes comprimentos de onda da luz. Desde galáxias distantes até detritos relativamente próximos, lançados no espaço pela explosão de uma estrela, essas imagens demonstram as várias maneiras que a informação sobre o universo é trazida até nós por meio da luz.

Na imagem acima, pode-se ver uma concha de detritos em expansão, chamada de SNR 0519-69.0, que é deixada para trás depois da explosão de uma estrela massiva na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da Via Láctea. O gás com temperatura de muitos milhões de graus é visto em raios-X pelo Chandra, e mostrado em azul nessa imagem. A borda externa da explosão em vermelho e as estrelas no campo de visão são vistas na luz visível pelo Telescópio Espacial Hubble.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/chandra-celebrates-the-international-year-of-light/#.VMUjFi7F8mU

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários