A galactic maelstrom

O Turbilhão Galácticco da Messier 96

Space Today
4 set 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

A galactic maelstrom

Essa nova imagem do Telescópio Espacial Hubble mostra a Messier 96, uma galáxia espiral localizada a 35 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação do Leão. Essa galáxia tem aproximadamente a mesma massa e o mesmo tamanho da Via Láctea. Ela foi descoberta pela primeira vez, pelo astrônomo Pierre Méchain, em 1781, e adicionada ao famoso catálogo de Charles Messier, de objetos astronômicos, apenas quatro anos depois.

A galáxia se assemelha a um gigantesco turbilhão de gás brilhante, marcado com poeira escura que faz um movimento em espiral em direção ao núcleo. A Messier 96 é uma galáxia muito assimétrica, seu gás e sua poeira, estão repartidos de forma desigual ao longo de seus fracos braços espirais, e seu núcleo não está exatamente no centro galáctico. Seus braços são também assimétricos, acredita-se que tenham sido influenciados pela força gravitacional de outras galáxias dentro do mesmo grupo da Messier 96.

Esse grupo, chamado de Grupo M96, também inclui as brilhantes galáxias Messier 105 e Messier 95, bem como um grande número de galáxias menores e mais apagadas. Esse é o grupo mais próximo contendo tanto galáxias espirais brilhantes e uma brilhante galáxia elíptica, a Messier 105.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1535a/

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Herbert Azzi

    Que Maravailha de Deus!