fbpx

O Tornado de Moore e o Clima Extremo Na Parte Central-Sul dos EUA Entre 18 e 20 de Maio de 2013

tornado_moore_00

observatory_1501051A imagem acima mostra o sistema de tempestades que gerou o tornado F-4 em Moore, no estado norte-americano de Oklahoma, e foi feita pelo instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer ( MODIS) a bordo de um dos satélites Earth Observing System (EOS). A imagem foi capturada no dia 20 de Maio de 2013 às 16:40, hora de Brasília, enquanto o tornado começava sua trajetória mortal.

 

 

 

tornado_moore_01

Ao mesmo tempo, o satélite GOES-13 do NOAA adquiriu a imagem acima que mostra o que ele sempre tenta alertar, ou seja, atualizações contínuas por meio de imagens capazes de mostrar o movimento de sistemas climáticos através dos EUA.

tornado_moore_03

Após a passagem do tornado o satélite NPP Suomi da NASA e NOAA adquiriu a imagem acima.

tornado_moore_04

Finalmente acima, podemos ver uma imagem de toda a Terra. Essa imagem foi feita pelo satélite GOES-13 da NOAA e mostra o sistema climático em todo o planeta no momento da tempestade devastadora. A imagem é das 20:45 UTC, do dia 20 de Maio de 2013. Essa imagem mostra o sistema de tempestade na parte central-sul dos EUA que gerou o tornado de Moore em Oklahoma. O tornado de Moore, foi um tornado F-4 com ventos entre 166 e 200 mph que tocou o solo por volta das 16:52 hora de Brasília e se dissipou às 17:36, também no horário de Brasília (entre 2:52 p.m. e 3:36 p.m hora local em Oklahoma).

Abaixo, uma coleção de vídeos sobre os tornados devastadores que cruzaram a parte central-sul dos EUA no último final de semana.

tornado_moore_05

Fontes:

www.nasa.gov

www.earthsky.org

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo