O Sol Em 2017 Aos Olhos da Sonda Proba-2 da ESA

Space Today
8 jan 2018

Essa montagem de 365 imagens mostra as mudanças na atividade do nosso Sol, observadas pela sonda Proba-2 da ESA durante o ano de 2017.

As imagens foram feitas com a câmera SWAP do satélite, que trabalha no comprimento de onda do ultravioleta para poder registrar a atmosfera turbulenta do Sol – a coroa solar com temperaturas na cada dos milhões de graus.

De maneira geral, o ciclo de atividade de 11 anos do Sol, continuou em 2017 em direção ao mínimo, um período quando o número de regiões ativas (observadas como as regiões brilhantes nas imagens), diminui, e os buracos coronais (observados como regiões escuras nas imagens) são maiores e mais proeminentes.

Algumas imagens parecem um pouco diferentes. As imagens feitas no final de Abril e começo de Maio, mostram o Sol deslocado do centro da imagem. Isso foi feito de propósito para que os pesquisadores pudessem estudar a extensão da atmosfera solar.

Talvez o destaque do Sol em 2017 tenha sido o eclipse total de 21 de Agosto de 2017 que cortou os EUA de costa a costa. Do seu ponto de vista no espaço, a cerca de 800 km acima da superfície da Terra, a sonda Proba-2 passou pela sombra da Lua algumas vezes e observou 3 eclipses parciais. Um desses momentos está representado nessa bela montagem.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2018/01/The_Sun_in_2017

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.