O Sinal das Primeiras Estrelas do Universo – Space Today TV Ep.1132

Quais são as primeiras estrelas do universo? Como elas se formaram? Como elas afetaram o resto do universo? Essas são questões que intrigam os astrônomos e astrofísicos, principalmente os que trabalham com a origem e evolução do universo.

O problema para responder a essas perguntas, é que você precisa olhar muito longe no universo, num momento próximo do início de tudo.

E quanto mais longe vamos no universo para olhar e tentar entender o que estamos vendo, nós estamos levando ao limite tudo que temos hoje, não só a tecnologia, como também as técnicas de análise dos dados, por isso é tão difícil trabalhar com essa área da astronomia.

O universo no início era um lugar escuro, até cerca de 400 mil anos depois do seu início, não haviam estrelas nem galáxias.

Então, depois desse tempo, por um período que durou entre 50 e 100 milhões de anos, a gravidade começou a fazer o seu papel, criando regiões mais densas no universo, regiões essas que então colapsaram e formaram as primeiras estrelas.

Isso quer dizer que é preciso olhara para essa época para entender e responder as perguntas que eu coloquei no começo.

Embora seja difícil, nada é impossível, nessa vida.

E agora, os astrônomos acabaram de publicar o resultado de 12 anos de estudos feitos usando antenas australianas.

Os astrônomos usaram o rádio espectrômetro australiano para detectar as assinaturas das primeiras estrelas no universo.

Na verdade, o sinal detectado veio do gás hidrogênio primordial que preenchia o jovem universo e existia entre as estrelas e as galáxias.

Os resultados do experimento confirmaram as expectativas teóricas gerais, sobre quando as estrelas se formaram e as suas propriedades mais básicas.

Os astrônomos conseguiram chegar a 180 milhões de anos depois do Big Bang.

Isso marcou o primeiro sinal real que foi detectado de estrelas primordiais literalmente se formando.

O estudo também revelou que o gás no universo provavelmente era mais frio do que se esperava. Isso pode ser muito importante, pois pode ser um sinal de que a matéria normal esteja interagindo com a matéria escura, perdendo matéria ordinária para a matéria escura e esfriando mais.

Os astrônomos precisam confirmar tudo isso, para isso pretendem colocar outros rádio telescópios no mundo para “ouvir” esse sinal, já que ele foi descoberto e com isso poder traçar as conclusões definitivas sobre as primeiras estrelas do universo e quem sabe tudo isso não ajuda a responder as perguntas sobre a matéria escura.

Será que o segredo da matéria escura está aí, no início do universo?

Vamos aguardar.

Fontes:

Artigos:

Padrim do Space Today Para a Volta das Lives!!!

Seja meu Patrão:

=====================================================

Seja um apoiador do Space Today:

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

Seja meu Patrão:

Apoio e apresentação:

A nova casa do SciCast

Science Vlogs Brasil:

Meus contatos:

BLOG: https://spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!