O Retrato da Família Está Completo – O Misterioso Kerberos É Revelado Pela New Horizons

Space Today
23 out 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

nh-kerberos_deconvolved_8x_subsampled_0

Imagens da pequena lua Kerveros de Plutão feitas pela sonda New Horizons da NASA, e só enviadas para a Terra essa semana, completaram o retrato de família das luas de Plutão.

Kerberos parece ser menor do que os cientistas esperavam e tem uma superfície altamente refletiva, contra as previsões anteriores ao sobrevoo de Plutão em Julho de 2015. “Mais uma vez, o sistema de Plutão está nos surpreendendo”, disse Hal Weaver cientista de projeto da New Horizons do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Laurel, Maryland.

Os novos dados, baixados da sonda New Horizons em 20 de Outubro de 2015, mostram que Kerberos parece ter uma forma de duplo lobo, com um lobo maior com aproximadamente 8 quilômetros de diâmetro e o lobo menor com cerca de 3 quilômetros de diâmetro. Os membros da equipe de ciência, especulam que a forma incomum de Kerberos poderia ser devido à fusão de dois objetos menores. A refletividade da superfície de Kerberos é similar à das outras pequenas luas de Plutão (aproximadamente 50%) e isso sugere fortemente que Kerberos, como os outros, é coberto com um gelo de água relativamente limpo.

Antes do encontro da sonda New Horizons com Plutão, os pesquisadores tinham usado o Telescópio Espacial Hubble para fazer imagens e para “pesar” Kerberos, medindo sua influência gravitacional nas luas vizinhas. Essa influência era surpreendentemente forte, considerando o quão apagado Kerberos era. Eles teorizaram que Kerberos era relativamente grande e massivo, aparecendo mais apagado somente pelo fato da sua superfície ser coberta com um material escuro. Mas a pequena e brilhante superfície de Kerberos, agora revelada nessas novas imagens, mostra que a ideia estava incorreta, por razões que ainda não se entendem.

“Nossas previsões eram de registrar foram confirmadas para todas as outras pequenas luas, mas não para Kerberos”, disse Mark Showalter, copesquisador da New Horizons, no SETI Institute em Mountain View, na Califórnia. Os novos resultados esperam levar a um melhor entendimento do fascinante sistema de satélites de Plutão.

nh-pluto_moons_family_portrait

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/last-of-pluto-s-moons-mysterious-kerberos-revealed-by-new-horizons

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários