O que teve na NASA em 2016?

Por Yara Laiz Souza

2016 foi um ano maravilhoso de ciência e descobertas incríveis. A NASA dedicou este ano a muitos trabalhos interessantes como catálogos de exoplanetas, novas sondas, planos para Marte e passos importantes para trabalhos futuros. Confira agora uma reunião de algumas das melhores coisas realizadas este ano.

Não podemos começar sem falar da sonda Juno que chegou em Júpiter no dia 4 de julho após uma longa viagem. Algumas fotos maravilhosas foram enviadas e em breve teremos um artigo completo das primeiras impressões e descobertas da missão.

Sonda Juno (Créditos: Caltech/NASA)

Para a maior compreensão das origens do nosso Sistema Solar, a NASA lançou a missão OSIRIS-REx. Esta é a primeira missão para buscar amostras em um asteroide e segue rumo ao asteroide Bennu com retorno previsto para 2023.

O telescópio James Webb avançou várias fases em sua construção e em 2017 irá seguir para a fase de testes com calor, imagem dentre outras coisas. Muitas fotos interessantes dos processos de construção foram liberadas e em 2018 o telescópio já estará ganhando o nosso Universo.

Os segredos sobre energia e matéria escura começarão a ser relevados com o telescópio WFIRST da NASA. Além desses segredos, a missão irá também pesquisar mais sobre a evolução do cosmos e ajudar a ampliar o catálogo de exoplanetas da agência.

Falando em catálogo de exoplanetas, a NASA anunciou de uma só vez 1.284 novos mundos encontrados pela sonda Kepler. São mundos rochosos, gasosos, superterras com uma infinidade de possibilidades interessantes.

Créditos: NASA

Uma pesquisa interessante indicou que um grande fator para o surgimento de vida no nosso planeta foram explosões solares há quatro bilhões de anos atrás liberando elementos químicos necessários para a nossa estrutura por aqui.

A missão Cassini está entrando em seu último ano de atividades em 2017. Muitas imagens impressionantes sobre o planeta Saturno e suas luas estão sendo enviadas além dos últimos estudos que estão sendo feitos a todo o vapor. Em abril de 2017, a missão entrará na sua fase final.

A missão New Horizons saiu do Plutão para ganhar o desconhecido. Ela saiu do planeta anão e irá chegar em 2019 no objeto mais profundo do Cinturão de Kuiper conhecido como 2014 MU69.

Veja mais:

NASA Reveals the Unknown in 2016: https://www.nasa.gov/press-release/nasa-reveals-the-unknown-in-2016