O Poder da Gravidade

Space Today
11 set 2018

A gravidade faz tanto parte da nossa vida o dia todo, que as vezes esquecemos o seu poder, mas aí, olhamos para a escala galáctica e lembramos imediatamente da força que ela tem.

Essa imagem foi feita com a Wide Field Camera 3 do Telescópio Espacial Hubble, da NASA/ESA e mostra um objeto de nome SDSS J1138+2754. Esse objeto age como uma lente gravitacional, ilustrando o verdadeiro poder da gravidade: uma grande massa, nesse caso um aglomerado de galáxias, está criando um campo gravitacional tão intenso que está curvando o tecido do espaço-tempo ao seu redor. Isso faz com a luz de galáxias localizadas a bilhões de anos-luz de distância, atrás do aglomerado viaje ao longo de trajetórias curvas e distorcidas, transformando as suas formas familiares, espirais e elípticas, em arcos espalhados ao redor do centro do aglomerado.

Algumas galáxias distantes aparecem até mesmo múltiplas vezes nessa imagem. Como as galáxias são objetos gigantescos, a luz de um lado da galáxia passa através da lente gravitacional de forma diferente da luz do outro lado. Quando a luz das galáxias chega na Terra, ela parece estar refletida, como é possível ver numa galáxia localizada na parte inferior esquerda da lente, ou distorcida como se pode ver na galáxia na parte superior direita.

Esses dados foram parte de um projeto de pesquisa sobre formação de estrelas no universo distante, feito com base nas imagens de campo profundo do Hubble. O Hubble observou 73 galáxias por meio de lentes gravitacionais para esse projeto.

Crédito:
ESA/Hubble & NASA
Acknowledgement: Judy Schmidt

Fonte:

https://spacetelescope.org/images/potw1837a/

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.