fbpx

O New Technology Telescope do ESO volta a observar a NGC 6300

ESO’s New Technology Telescope Revisits NGC 6300

observatory_150105Esta imagem mostra o centro brilhante e braços em turbilhão da galáxia espiral NGC 6300. Ela situa-se numa região estrelada do céu na constelação austral do Altar, que contém uma variedade de intrigantes objetos do céu profundo.

NGC 6300 apresenta belos braços espirais ligados a uma barra reta que passa pelo meio da galáxia. Embora possa parecer uma galáxia espiral normal em imagens no visível como esta, este objeto é efetivamente uma galáxia do tipo Seyfert 2.

Estas galáxias possuem centros excepcionalmente luminosos que emitem radiação muito energética, o que significa que são frequentemente muito brilhantes nas regiões do espectro de ambos os lados do visível. Acredita-se que NGC 6300 tenha um buraco negro massivo no seu centro, com cerca de 300 000 vezes a massa do Sol. Este buraco negro emite radiação de alta energia nos raios X à medida que “se alimenta” de material que está caindo em seu interior.

Esta imagem de NGC 6300 foi obtida com o instrumento EFOSC2 (ESO Faint Object Spectrograph and Camera) montado no New Technology Telescope (NTT) de 3,58 metros. O NTT está instalado no Observatório de La Silla, na periferia do deserto do Atacama, no Chile e foi inaugurado em 1989. Uma imagem em preto e branco de NGC 6300 foi divulgada na época da inauguração do telescópio – tendo sido uma das 31 primeiras imagens do NTT a serem divulgadas.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1509a/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo