O Misterioso E Gigantesco Hexágono de Saturno – Space Today TV Ep.1443

Space Today
5 set 2018

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

Na década de 1980, quando a sonda Voyager passou por Saturno ela observou uma estrutura muito estranha no hemisfério norte do planeta, uma formação em forma de hexágono.

Precisaram passar anos, para que pudéssemos mandar uma sonda para Saturno para observar isso de perto.

Quando a sonda Cassini chegou em Saturno, ela começou estudando o polo sul do planeta que estava no verão, enquanto o seu polo norte estava no inverno.

À medida que o tempo foi passando e o hemisfério norte começou a entrar no verão a sonda começou a estudá-lo.

Ao começar a observar o polo norte de Saturno, o hexágono estava lá.

E algumas das imagens mais surpreendentes que a Cassini fez durante toda a sua missão talvez sejam dessa tempestade em forma de hexágono no hemisfério norte do planeta.

Como todos sabem a missão foi encerrada em Setembro de 2017, mas isso não quer dizer que seus dados e as informações coletadas morreram, os pesquisadores continuaram estudando e chegaram a conclusões interessantes sobre o hexágono.

A primeira coisa é que no hemisfério sul nós não temos esse hexágono, o que mostra que os dois polos têm comportamentos e características bem diferentes, o que parece ser algo normal, lembrando que em Júpiter também acontece isso.

Outra coisa impressionante que foi descoberta sobre o hexágono de Saturno é que ele se estende até centenas de quilômetros acima do topo das nuvens do planeta.

A estrutura do hexágono permanece a mesma em diferentes altitudes nas nuvens de Saturno, mostrando que ele realmente é uma estrutura gigantesca no planeta dos anéis.

Isso vai contra o pensamento comum, pois acreditava-se que o hexágono à medida que ficasse concentrado nas partes mais baixas das nuvens e perdesse a sua forma acima.

O fenômeno que poderia explicar isso é chamado de evanescência, onde embora a força da onda decaia com a altitude ela ainda é forte o suficiente para manter a estrutura hexagonal na estratosfera do planeta.

Essas novas descobertas só tornam essa estrutura ainda mais misteriosa.

Porém, os astrônomos querem entender cada vez mais esse hexágono, pois ele guarda os segredos sobre o clima de Saturno e toda a dinâmica do planeta.

Enquanto isso mais mistérios se apresentam para serem resolvidos no nosso sistema solar, a nossa vizinhança cósmica.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-09-saturn-famous-hexagon-tower-clouds.html

Artigo:

https://www.slideshare.net/sacani/a-hexagon-in-saturns-northern-stratosphere-surrounding-the-emerging-summertime-polar-vortex/sacani/a-hexagon-in-saturns-northern-stratosphere-surrounding-the-emerging-summertime-polar-vortex

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.