O Hexágono de Saturno Totalmente Iluminado E Em Toda Sua Grandiosidade

Space Today
8 maio 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

A tempestade polar hexagonal de Saturno é a feição que se destaca em quase todas as imagens feitas do polo norte do planeta dos anéis. A região, que ficou nas sombras durante a primeira parte da missão da sonda Cassini, agora experimenta toda a luz do Sol, o que permite que os cientistas possam observá-la diretamente e estuda-la em detalhe.

Embora a luz do Sol esteja caindo diretamente no polo norte de Saturno, permitindo que possamos estudar essa região com um bom nível de detalhe, ela não fornece muito calor não. Além do fato de nos polos de Saturno o Sol sempre estar baixo no horizonte, como na Terra, o Sol está aproximadamente 10 vezes mais distante de Saturno do que da Terra. Isso resulta que a luz solar que chega ali naquela região tem uma intensidade de 1% daquela que chega no nosso planeta.

Essa imagem foi feita com a Cassini apontada para Saturno a partir de uma altura de 31 graus acima do plano dos anéis do planeta. A imagem foi feita com a câmera grande angular da Cassini em 22 de Janeiro de 2017 usando um filtro espectral que preferencialmente admite os comprimentos de onda da luz infravermelha próxima centrada em 939 nanômetros.

A imagem foi feita com a sonda a aproximadamente 900 mil quilômetros de Saturno e tem uma escala de 54 km por pixel.

A missão Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA, e da ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da agência em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento da Cassini fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite:

https://saturn.jpl.nasa.gov e

https://www.nasa.gov/cassini.

O site da equipe de imageamento da Cassini é:

https://ciclops.org.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21327/hail-the-hexagon

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários