argocontext201606016

O Gigantesco Cânion de Caronte

Space Today
23 jun 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

argocontext201606016

A maior lua de Plutão, Caronte, é o lar de um sistema de cânion incomum, que é maior e mais profundo que o Grand Canyon.

Na imagem acima, o detalhe, amplia uma porção do limbo leste da visão global de Caronte, registrada pela sonda New Horizons da NASA horas antes da maior aproximação no dia 14 de Julho de 2015. Um cânion profundo, informalmente chamado de Argo Chasma, é visto no limbo. A seção observada nessa imagem mede cerca de 300 quilômetros de comprimento. Mas os cientistas da New Horizons  dizem que o comprimento total da Argo é de aproximadamente 700 quilômetros, em comparação, o Grand Canyon, tem 450 quilômetros de comprimento.

Nesse ângulo de visão, o cânion é visto de lado, e na porção final norte do cânion a profundidade pode ser facilmente calculada. Com base nessa e em outras imagens, feitas mais ou menos no mesmo momento, os cientistas da New Horizons, estimaram a profundidade do Argo Chasma em 9 quilômetros, o que é mais de cinco vezes mais profundo do que a profundidade do Grand Canyon. Aparentemente existem locais ao longo do comprimento do cânion onde desfiladeiros atingem alguns quilômetros de altura e poderiam rivalizar, tranquilamente com a Verona Rupes na lua Miranda de Urano, que tem no mínimo 5 quilômetros de altura, como sendo a mais alta parede de abismo do Sistema Solar.

A imagem foi obtida pelo instrumento LORRI da sonda New Horizons, e tem uma resolução de 2.33 quilômetros por pixel. Essa imagem foi obtida a cerca de 466000 quilômetros de distância de Caronte, 9 horas e 22 minutos antes da maior aproximação da sonda com a lua de Plutão, em 14 de Julho de 2015.

Fonte:

http://www.nasa.gov/feature/a-super-grand-canyon-on-pluto-s-moon-charon

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Kelvin Costa

    Caraca, o que quer que tenha causado isso, foi algo bem rápido aouehaoe