superfilament_hardy_1910

O Espetacular e Extremamente Longo Filamento no Disco Solar

Space Today
11 fev 2015

superfilament_hardy_1910

observatory_1501051No dia 8 de Fevereiro de 2015, o Sol exibiu um dos maiores filamentos já registrados. Ele ainda pode ser visível no disco solar. O filamento é visível como um feixe escuro abaixo do centro na imagem acima. O filamento se estende pela face do Sol por uma distância até maior que o próprio raio do Sol – mais de 700000 quilômetros.

filamento_interior

Um filamento é na verdade gás quente erguido pelo campo magnético do Sol, de modo que quando visto de lado se parece como uma proeminência. A imagem mostra o filamento na luz emitida pelo hidrogênio e portanto destaca a cromosfera do Sol. Os telescópios que vigiam o Sol como o Solar Dymanics Observatory (SDO) da NASA estão rastreando essa feição incomum, e o próprio SDO registrou o campo magnético se espiralando em seu interior.

filamento_solar_02

Como os filamentos normalmente duram somente algumas horas ou dias, partes deles podem colapsar ou entrar em erupção a qualquer momento, retornando o plasma quente de volta para o Sol ou o expelindo para fora do Sistema Solar. Como é possível ver na imagem abaixo, o filamento ainda continua no disco do Sol.

filamento_03

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap150210.html

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários