eclipse_8_marco_01

O Eclipse Total do Sol de 8/9 de Março de 2016 – Imagens e Vídeo

Space Today
9 mar 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

eclipse_8_marco_01

O céu ficou escuro no começo da manhã do dia 9 de Março de 2016 (8 de Março de 2016 a noite, na hora de Brasília) em partes da Indonésia e numa boa parte do Oceano Pacífico quando aconteceu o primeiro e único eclipse total do Sol de 2016.

eclipse_8_marco_02

eclipse_8_marco_03

A Lua brevemente bloqueou a luz solar numa faixa com cerca de 145 quilômetros de largura na passagem da totalidade, que se estendeu desde a Sumatra, Borneo, Sulawesi, Indonésia e outras ilhas da Micronésia até o vazio do Oceano Pacífico chegando perto da costa nordeste do Havaí.

eclipse_8_marco_04

eclipse_8_marco_05

Durante a breve totalidade o que chamou mesmo a atenção de todos que estavam assistindo tanto ao vivo, como nas transmissões via internet, como a realizada pelo canal Space Today TV, foi a grande proeminência que surgiu na borda eclipse do Sol. Realmente foi algo espetacular. Esse eclipse teve sua totalidade muito curta durante poucos minutos e aconteceu por volta das 21:53 hora de Brasília do dia 8 de Março de 2016.

eclipse_8_marco_06

eclipse_8_marco_07

Eclipses totais do Sol ocorrem quando a Lua, na sua fase nova, passa diretamente em frente ao Sol para um observador situado na Terra. O fato da totalidade pode ser resultado de uma confluência de coincidências. A Lua é cerca de 400 vezes menor que o Sol, mas está cerca de 400 vezes mais perto da Terra do que o Sol, assim, ambos os objetos cobrem aproximadamente a mesma área do céu.

eclipse_8_marco_08

Os eclipses totais do Sol não acontecem em toda a Lua Nova, pois a órbita da Lua é levemente inclinada com respeito ao plano de órbita da Terra ao redor do Sol. Assim sendo, a sombra do satélite normalmente passa acima ou abaixo da Terra.

eclipse_8_marco_09

De duas a cinco vezes por ano, contudo, tudo trabalha de maneira sincronizada, e um eclipse solar acontece. Mas nem todos são totais, algumas vezes o alinhamento não é perfeito e se tem um eclipse parcial, outras vezes a Lua está mais distante da Terra e ela não cobre totalmente o disco do Sol, criando um eclipse anelar ou anular. Falando nisso, o próximo eclipse do Sol que será visível em partes da África, no dia 1 de Setembro de 2016, será do tipo anelar.

eclipse_8_marco_10

Veja abaixo o vídeo da cobertura do eclipse total do Sol feita pelo Space Today TV (totalidade 19 minutos) e se delicie com as fotos aqui postadas.

Fonte:

http://www.space.com/32197-total-solar-eclipse-2016-wows-skywatchers.html

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr