The centre of NGC 247

O Coração da Galáxia NGC 247

Space Today
4 out 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

The centre of NGC 247

Essa imagem do Hubble mostra a região central da galáxia espiral conhecida como NGC 247. A NGC 247, é uma galáxia relativamente pequena localizada na constelação de Cetus, a uma distância de cerca de 11 milhões de anos-luz de nós, e é parte do Grupo Sculptor, uma coleção solta de galáxias que também contém a famosa NGC 253, também conhecida como Galáxia do Sculptor.

O núcleo da NGC 247 é visto aqui como uma mancha brilhante, circundada por uma mistura de estrelas, gás e poeira. A poeira forma manchas escuras e filamentos que possuem suas silhuetas destacadas contra o fundo de estrelas, enquanto que o gás tem formado nós brilhantes, conhecidos como regiões H II, e que estão na sua maioria espalhadas pelos braços e pelas áreas externas da galáxia.

Essa galáxia apresenta uma feição particularmente incomum e misteriosa, ela não é visível nesta imagem, mas pode ser claramente vista em imagens de campo mais amplo, como a imagem abaixo. A parte norte do disco da NGC 247abriga um vazio aparente, uma falha no padrão normal das estrelas e das regiões H II que se espalham por quase um terço do comprimento total da galáxia.

Existem estrelas dentro desse vazio, mas elas são bem diferentes das estrelas ao redor. Elas são significativamente mais velhas, e como resultado muito mais apagadas e mais avermelhadas. Isso indica que a formação de estrelas acontece em boa parte do disco da galáxia e de alguma no vazio ela ficou aprisionada, não ocorrendo por cerca de um bilhão de anos. Embora os astrônomos ainda não tenham certeza de como esse vazio se formou, estudos recentes sugerem que pode ter sido causado pelas interações gravitacionais com partes de outra galáxia.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1640a/

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários