O Balé da Cassini e Encélado

Space Today
6 set 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Os movimentos celestes são normais, tudo no céu está em movimento, mas quando são feitas imagens, instantâneos, tudo parece estático. Para mostrar como tudo se move, a NASA fez esse pequeno vídeo que mostra o movimento da Cassini e de Encélado por cerca de 15 minutos.

A sonda Cassini vem monitorando o satélite Encélado de Saturno, com seus 504 quilômetros de diâmetro, com um interesse particular nas plumas que ele expele e na geologia do seu polo sul, por muitos anos. Diferentes geometrias de visualização, dão aos cientistas diferentes informações, e o resultado da animação, nos dá uma visão única de como a sonda enxerga Encélado.

O pequeno vídeo é uma composição de seis imagens feitas pela câmera de ângulo restrito da Cassini no dia 1 de Agosto de 2017, usando filtros que permitem a luz infravermelha, verde e a ultravioleta. A imagem obtida com o filtro centrado em 930 nm, o infravermelho está no canal vermelho dessa imagem, a imagem com o filtro centrado em verde está no canal verde e a imagem com filtro centrado em 338 nm está no canal azul da imagem.

A imagem foi obtida a uma distância de aproximadamente 181 mil quilômetros de Encélado, e a escala da imagem ‘de 1 km/pixel.

A missão da sonda Cassini é um projeto cooperativo da NASA, ESA e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e as suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidos e montadas no JPL. O centro de operações de imagens da Cassini fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite:

https://saturn.jpl.nasa.gov e

https://www.nasa.gov/cassini.

O site da equipe de imageamento da Cassini é o: http://ciclops.org .

Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21344/nevertheless-it-moves

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.