acidente_spacex_04

O Acidente Com o Foguete Falcon 9 da SpaceX em 28 de Junho de 2015

Space Today
28 jun 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

acidente_spacex_02

O dia 28 de Junho de 2015 começou bem e tranquilo na Flórida, mais precisamente na base de lançamento de foguetes de Cabo Canaveral. O dia estava lindo, e o tempo ajudando, tudo perfeito para o lançamento do foguete Falcon 9 da SpaceX levando como carga a cápsula Dragon repleta de suprimentos e de pesquisas científicas, além de mais carga para a ISS. Hoje também marcaria a terceira tentativa de se pousar o foguete da SpaceX numa balsa remota no meio do oceano, algo que, certamente reduzirá drasticamente os custos de lançamentos de foguetes num futuro não muito distante. E dessa vez as chances eram grandes de dar certo, já que possíveis erros anteriores puderam ser corrigidos.

Porém não foi isso que aconteceu. O lançamento propriamente dito correu muito bem, mas pouco mais de dois minutos depois de ter subido, o foguete Falcon 9 se despedaçou sob os céus da Flórida, arremessando detritos para todos os lados e terminando dessa maneira, pela terceira vez consecutiva com desastre uma missão programada para levar suprimentos para a ISS.

acidentes_spacex_01

Durante a entrevista coletiva realizada após o desastres, alguns pontos importantes foram comentados. O primeiro, todos ressaltaram que levar um foguete ao espaço é realmente algo complicado, não é nada trivial e isso tem se mostrado nos últimos acidentes observados, todos eles ocorridos com empresas gabaritadas e com experiência nesse tipo de ciência e de negócio.

Outro ponto importante comentado durante a entrevista, foi que, esse acidente não vai reduzir os esforços da SpaceX em mandar foguetes para o espaço. A empresa vai aprender com os erros e continuará na sua missão de ajudar a NASA tanto enviando suprimentos para ISS como num futuro próximo enviando astronautas a bordo da versão 2 da cápsula Dragon.

acidente_spacex_05

Em nenhum momento foi mencionado o valor do prejuízo, mas ele deve ter sido grande. Entre os experimentos científicos que estavam sendo levados para a ISS, estava a câmera de observação de chuva de meteoros, uma iniciativa espetacular, que mostraria como é uma chuva de meteoros vista do espaço, além de experimentos realizados por estudantes em escolas norte-americanas. A NASA e a SpaceX já se prontificaram a dor todo o auxílio aos estudantes refazerem suas pesquisas.

acidente_spacex_04

Além disso, e talvez o mais importante, tanto o administrador da NASA, o Charles Bolden, como todos os representantes presentes na entrevista disseram que ninguém precisa se preocupar com os astronautas a bordo da ISS, aparentemente eles têm suprimentos para mais 6 meses e esse é um tempo de se mandar outra missão para a estação orbital.

Em poucos dias deve subir uma nova Soyuz levando um astronauta japonês para ISS, e a partir de agora já começarão as especulações sobre a segurança dessas missões. O fato é que realmente não é fácil mandar um foguete para o espaço. É uma ciência de ponta, uma tecnologia de ponta, e mesmo com tudo funcionando bem, ainda pode acontecer o imponderável.

acidente_spacex_03

Estamos junto com a SpaceX e com a NASA e vamos torcer para que as causas desse acidente sejam logo investigadas e definidas, para que futuras missões possam tranquilamente ser realizadas.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Rodrigo Queiroz

    E errando que se aprende!!!

    Ja me escrevi no seu canal!

    Valew”

  • henrique

    Muito bom, oudio, video e comentarios amigo