pia19348-nustar-lairs

NuSTAR Descobre Cinco Buracos Negros Escondidos

Space Today
6 jul 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

pia19348-nustar-lairs

Usando o observatório espacial Nuclear Spectroscopic Telescope Array, ou NuSTAR da NASA, astrônomos detectaram raios-X provenientes de cinco buracos negros supermassivos anteriormente escondidos da visão direta por uma espessa camada de gás e poeira.

Os cientistas apontaram o NuSTAR para nove candidatos a buracos negros supermassivos que eram pensados como sendo extremamente ativos no centro das galáxias, mas onde a completa extensão de sua atividade estava potencialmente obscurecida da visão.

Os raios-X de alta energia encontrados para cinco dos buracos negros confirmaram que eles estavam escondidos pelo gás e pela poeira.

image_2988_1e-Mrk-34

Os cinco (SDSS J0011+0056, J1034+6001, J1218+4706, J1243-0232, e J1713+5729) eram muito mais brilhantes e mais ativos do que se pensava anteriormente já que eles estão se alimentando violentamente do material ao redor e emitindo grande quantidade de radiação.

“Por muito tempo nós sabíamos sobre buracos negros que não estavam obscurecidos pelo gás e pela poeira, mas nós suspeitávamos que muito mais poderiam estar escondidos da nossa visão direta”, disse George Lansbury, um estudante de pós-graduação na Universidade de Durham, no Reino Unido, que é líder do novo estudo, que foi aceito para publicação no Astrophysical Journal.

“Graças ao NuSTAR, pela primeira vez nós fomos capazes de claramente ver esses monstros escondidos que eram previstos estarem ali, mas que nunca antes haviam sido notados devido ao fato de estarem enterrados na poeira e no gás”.

image_2988_2e-NuSTAR

Ele adicionou: “embora nós já tivéssemos detectado cinco desses buracos negros supermassivos escondidos, quando nós extrapolamos nossos resultados por todo o universo, então os números previstos são enormes e estão de acordo com o que esperávamos observar”.

“Os raios-X de alta energia são mais penetrantes do que os raios-X de baixa energia”, disse o coautor do estudo, o Dr. Daniel Stern do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, “assim nós podemos ver profundamente no gás que está escondendo os buracos negros”.

“O NuSTAR nos permite ver qual o tamanho dos monstros escondidos e está nos ajudando a aprender por que somente alguns buracos negros aparecem escondidos”.

Fonte:

http://www.sci-news.com/astronomy/science-nustar-black-holes-02988.html

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários