Novos Mapas, Novas Ideias e Antigos Mistérios Sobre Ceres

Space Today
30 set 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

CR-7866

Mistérios e ideias sobre Ceres, estão sendo discutidas essa semana no congresso chamado European Planetary Science Conference que está acontecendo na cidade de Nantes, na França. A sonda Dawn, está fornecendo para os cientistas visões espetaculares e outros dados importantes sobre o intrigante planeta anão, que eles continuam a analisar.

“Ceres continua a nos maravilhar e a nos desafiar, à medida que nós examinamos a grande quantidade de imagens, dados espectrais e agora novas explosões de partículas energéticas”, disse Chris Russel, principal pesquisador da Dawn, da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

CR-7853

Um novo mapa colorido de topografia mostra mais do que as dezenas de nomes recentemente aprovados para as feições de Ceres, todos os nomes são ligados a espíritos, deuses e festivais de agricultura de cultura de todo o mundo. Entre esses nomes, podemos encontrar Jaja, em homenagem à deusa da agricultura Abkhaziana, e Ernutet, em homenagem à deusa egípcia da colheita com cabeça de cobre. Uma montanha com cerca de 20 quilômetros de diâmetro encontrada perto do polo norte de Ceres é agora chamada de Monte Ysolo, em homenagem ao festival albaniano que marca o primeiro dia da colheita de berinjela.

Outro mapa de Ceres, em cor falsa, realça as diferenças composicionais presentes na superfície. As variações são mais sutis do que aquelas encontradas em Vesta, o objeto anterior investigado pela sonda Dawn. Imagens topográficas coloridas da Cratera Occator, lar dos pontos mais brilhantes de Ceres são também disponíveis. Os cientistas ainda estão tentando identificar os processos que podem ter produzido esses e outros fenômenos únicos em Ceres.

pia19976

“As formas irregulares das crateras em Ceres são especialmente interessantes, lembrando as crateras observadas na lua congelada Réia de Saturno”, disse Carol Raymond, vice-principal pesquisadora da sonda Dawn, que fica baseada no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, na Califórnia. “Elas são muito diferentes das crateras em forma de taça encontradas em Vesta”.

Um bônus na observação de Ceres, veio do espectrômetro de nêutrons e raios-gamma. O instrumento detectou três explosões de elétrons energéticos que podem ser o resultado da interação entre Ceres e a radiação do Sol. A observação não está completamente entendida ainda, mas pode ser importante para formar uma visão completa de Ceres.

“Essa é uma observação muito inesperada para a qual nós estamos agora testando nossas hipóteses”, disse Russell.

CR-7881

A sonda Dawn está atualmente orbitando Ceres a uma altitude de 1470 quilômetros, e a sonda irá imagear a superfície completa do planeta anão mais de seis vezes nessa fase da missão. Cada ciclo de imagem leva 11 dias.

Começando em Outubro de 2015 e indo até Dezembro, a sonda Dawn irá descer para a sua órbita final e mais baixa com relação a Ceres, a 375 quilômetros de altura. A sonda continuará a imagear Ceres e obter dados com resoluções cada vez mais altas. A sonda permanecerá operacional até meados de 2016.

A sonda Dawn fez histórica como sendo a primeira missão a alcançar um planeta anão, e a primeira sonda a orbitar dois alvos extraterrestres distintos, numa mesma missão, quando chegou em Ceres, no dia 6 de Março de 2015. A sonda conduziu extensas observações de Vesta, entre os anos de 2011 e 2012.

A missão da sonda Dawn é gerenciada pelo JPL para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A sonda Dawn é um projeto do Discovery Program do directorate, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville no Alabama. A UCLA é responsável pela missão científica geral da sonda Dawn. A empresa Orbital ATK Inc., em Dulles, Viriginia, desenhou e construiu a sonda. O German Aeorospace Center, o Max Planck Institute for Solar Research, a Italian Space Agency, e o Italian National Astrophysical Institute são parceiros internacionais na equipe da missão. Para uma lista completa dos participantes da missão, visite:

http://dawn.jpl.nasa.gov/mission

Mais informações sobre a sonda Dawn e a sua missão estão disponíveis nos seguintes sites:

http://dawn.jpl.nasa.gov

http://www.nasa.gov/dawn

world_ceres_ad (2)

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/dawn-team-shares-new-maps-and-insights-about-ceres

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Ismael Vaz

    O sol e suas influências….grande Sergio…ótimo artigo !!!!