Pluto surface

Notícias vindas da New Horizons

Space Today
31 ago 2016
-Elis Lopes

A parte mais meridional de Plutão que a sonda New Horizons da NASA podia "ver" durante a maior aproximação em julho de 2015 contém uma série de características geológicas fascinantes, e oferece pistas sobre o que poderia esconder-se nas regiões envoltas na escuridão durante o sobrevôo.
Plutão
A área mostrada acima é o sul da parte equatorial escura de Plutão, informalmente chamada de  Cthulhu Regio e o sudoeste das vastas planícies de gelo de nitrogênio informalmente chamadas de Sputnik Planum ou Sputnik Planitia (Planície Sputnik), a equipe da missão recentemente redesignou a área para refletir com mais precisão a baixa altitude das planícies.
O Norte está na parte superior da imagem; na porção ocidental da imagem, uma cadeia de montanhas brilhantes estende para o norte na Cthulhu Regio. As montanhas revelam-se como snowcapped, algo assustadoramente familiar da nossa experiência baseada aqui na Terra. Mas dados de composição da  New Horizons indicam que o material das "tampas" de neve brilhante que cobrem essas montanhas não é água, mas metano atmosférico que se condensou como geada sobre estas superfícies com alta elevação. Entre algumas montanhas encontram-se vales - indicados pelas setas brancas abaixo. Estes vales tem poucas milhas de diâmetro e dezenas de milhas de comprimento.
superfície de plutão

Fonte: NASA
 
CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários