progress_59_01

Nave Espacial de Carga Russa Progress 59 Deve Cair Na Terra Em Alguns Dias

Space Today
30 abr 2015

progress_59_01

Uma nave espacial russa com problemas está caindo do espaço e em breve encontrará sua morte ardente na atmosfera da Terra, depois de sofrer um sério problema na última terça-feira, dia 28 de Abril de 2015, disse um astronauta da NASA.

A nave espacial não tripulada Progress 59 está condenada a queimar na atmosfera da Terra dentro de alguns dias, depois de falhar na sua missão de entregar mais de 3 toneladas de suprimentos para a Estação Espacial Internacional, disse o astronauta Scott Kelly da NASA aos repórteres. Um vídeo gravado de dentro da própria nave mostra o momento em que ela começa girar sem controle no espaço.

progress_59_02

“Nós dois dissemos recentemente para os centros de controle de voo tanto da NASA como da ROSCOSMOS, que a nave Progress não se acoplará com a ISS e entrará de volta na atmosfera da Terra, em alguns dias no futuro a ser determinado”, disse Kelly desde a ISS enquanto seus companheiro de tripulação Mikhail Kornienko respondia a perguntas.

A Rússia lançou a nave de carga Progress 59 na última terça-feira, dia 28 de Abril de 2015 no topo de um foguete Soyuz desde o Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão. O lançamento foi tranquilo, mas logo depois da nave ter se separado do foguete, os controladores de voo russos tiveram dificuldade em receber dados de telemetria da nave.

progress_59_03

Mais tarde no mesmo dia, a NASA relatou que os controladores de voos russos foram incapazes de mandar comandos para a Progress 59, e que ela estava girando sem controle no espaço. Repetidas tentativas de reestabelecer o controle da nave espacial automática não tiveram sucesso.

No dia 29 de Abril de 2015, o U.S. Air Force Space Command relatou que seu centro de rastreio de lixo espacial registrou 44 pedaços de detritos próximos da nave Progress 59. Contudo, os oficiais com o Joint Functional Component Command (JFCC) da Força Aérea no Joint Space Operations Center, que está monitorando a nave, não tinham certeza se os detritos eram da Progress 59, ou do corpo do estágio superior do foguete. Os oficiais da Força Aérea disseram que eles continuarão a rastrear a nave.

progress_59_04

“A segurança de voo espacial humano é a nossa principal preocupação”, disse o Tenente General Jay Raymond, do JFCC Space e Comandante da 14th Air Force (a Força Aérea Estratégica). “Nós continuaremos a monitorar a situação e trabalhar com nosso governo, e parceiros internacionais e da indústria para garantir a segurança dos astronautas a bordo da ISS e fornecer uma segurança de longo prazo, a sustentabilidade, a segurança e a estabilidade do domínio espacial”.

O porta-voz da NASA Dan Hout no Johnson Space Center em Houston, disse que os detritos ao redor da nave Progress 59 não ameaçam a ISS ou a tripulação a bordo. Hout disse que a tripulação não corre o risco de ficar sem suprimentos, apesar da perda da nave de carga Progress 59, e tem cerca de 4 meses de suprimentos a bordo.

Versões não tripuladas da nave russa Progress com 7.3 metros de comprimento têm sido usadas pela agência espacial russa desde 1978. A nave espacial de carga robótica tem levado suprimentos para ISS desde 2000, com uma nave acidentada em 2011 devido a um mal funcionamento do foguete.

A nave espacial russa Progress é um tipo de veículo descartável desenhado para queimar na atmosfera da Terra depois de completar suas missões.

Fonte:

http://www.space.com/29257-russian-progress-59-spacecraft-doomed.html

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários