aria_dpm_cskd

NASA Usa Tecnologia Espacial Para Ajudar de Forma Decisiva no Terremoto do Nepal

Space Today
2 maio 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

aria_dpm_cskd

A NASA e seus parceiros estão adquirindo as melhores informações científicas disponíveis sobre o terremoto de magnitude 7.8 que aconteceu no Nepal no dia 25 de Abril de 2015 e que é referido como Terremoto Gorkha, para ajudar nas operações humanitárias e de resgate. As organizações usando esses produtos e as análises de dados da NASA incluindo o U.S. Geological Survey, a United States Agency for International Development (USAID)/Office of U.S. Foreign Disaster Assitance, World Bank, American Red Cross, e o Fundo Para a Criança das Nações Unidas.

kathmandu_20150426

A NASA e seus colaboradores estão adquirindo dados ópticos e dados de radares de satélite de parceiros internacionais e domésticos e compilando todos esses dados numa grande variedade de produtos. Entre os produtos, pode-se encontrar mapas de vulnerabilidade, usado para determinar os riscos que podem estar presentes; e os mapas de destruição, usados para determinar o tipo e a extensão dos danos existentes. Esses produtos podem ser usados para se ter uma melhor resposta direta dos esforços.

nepal_districts_20150426

Os dados de satélites serão usados para compilar mapas da deformação da superfície e para criar modelos de riscos. A NASA e seus parceiros estão também contribuindo para acessar os danos da infraestrutura. Eles estão rastreando áreas remotas que podem ser desafiadoras para os resgastes, bem como áreas que podem ter risco de desabamento, inundações, avalanches entre outras. Os dados contribuirão para as investigações que estão em andamento dos impactos na sociedade.

nepalquakeionosphere20150501

A NASA está ajudando a obter os dados de satélites e disponibilizá-los para os oficiais no Nepal onde a banda da internet é limitada. A parceria entre a NASA-USAID SERVIR está suportando os esforços de mapeamento para resposta do desastre através do escritório SERVIR-Himalaia no International Centre for Integrated Mountain Development em Kathmandu. A equipe do SERVIR no Marshall Space Flight Center da NASA, em Huntsville, no Alabama, está coordenando a busca pelas imagens, o processamento, a compressão e a distribuição com colegas do Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland e o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia.

pia19535

A tecnologia da NASA que pode localizar pessoas presas abaixo de escombros está sendo entregue para o Nepal. Uma tecnologia de sensoriamento remoto de radar chamada de FINDER (Finding Individuals for Disaster and Emergency Response), desenvolvida pelo JPL em conjunto com o U.S. Department of Homeland Security’s Science and Technology Directorate, pode localizar indivíduos soterrados a uma profundidade de 9.1 metros de material, escondidas atrás de 6 metros de concreto sólido, e de uma distância de 30.5 metros em espaços abertos. Essa tecnologia, licenciada pela entidade privada R4 Incorporated de Edgewood, em Maryland, foi levada para o Nepal para ajudar nos esforços de resgate de vítimas.

A NASA usa a vantagem do ponto de vista do espaço para aumentar o nosso entendimento do nosso planeta, melhorando a vida e garantindo um futuro seguro. A NASA desenvolveu novas maneiras de observar e estudar os sistemas naturais interconectados da Terra, com registros de dados de longo prazo. A agência compartilha gratuitamente seu conhecimento único e trabalha com instituições ao redor do mundo para obter novas ideias de como o nosso planeta está mudando.

Fonte:

http://www.nasa.gov/feature/nasa-aids-response-to-nepal-quake

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários