NASA Lança Foguete Sonda e Colore As Nuvens

Space Today
29 jun 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Pouco depois das 5 horas da manhã (horário de Brasília), da quinta-feira, dia 29 de Junho de 2017, depois de uma série de adiamentos, a Wallops Flight Facility da NASA lançou com sucesso um foguete sonda que disparou nuvens coloridas e brilhantes que puderam ser vistas por muitos moradores da costa leste norte-americana.

O foguete sonda Terrier-Improved Malemute da NASA levou como carga pequenas ampolas a mais de 144 km de altura. Essas ampolas lançaram várias substâncias químicas na alta atmosfera, gerando nuvens brilhantes no céu. O Ampoule Test Launch é desenhado para suportar a ciência que estuda as auroras. O vapor traçador é formado através da interação do bário, estrôncio e óxido de cobre. Antes que alguém se preocupe, como esses traçadores são lançados a altitudes entre 150 e 200 km , eles não representam nenhum tipo de perigo ou ameaça para os moradores da costa leste norte-americana.

As nuvens artificiais, ou esses vapores gerados rastreiam o vento na atmosfera superior neutra e ionizada, que não é totalmente entendida além de ser difícil de ser estudada. Normalmente esse tipo de experimento é feito em regiões onde as auroras ficam ativas e são rastreados por um conjunto de câmeras no solo. A proposta do lançamento foi testar melhorias na tecnologia, de modo que o objetivo principal não é científico. Contudo, as fotografias das nuvens geradas e sua evolução, a partir de vários pontos podem conter e gerar observações científicas valiosas. Por isso, os cientistas estão pedindo para todos que fotografaram as nuvens mandarem as fotos para eles para que possam, mesmo num teste fazer ciência.

Enquanto que as auroras são bem conhecidas, dançam no céu em cores vibrantes, nas latitudes mais ao norte e mais ao sul, essas nuvens, ou luzes feitas pelo homem não são nem tão grandes nem tão brilhantes. Elas não se parecem com as auroras.

O Sounding Rocket Prgram da NASA, é conduzido na Wallops Flight Facility da agência, que é gerenciada pelo Goddard Space Flight Center da NASA, em Greenbelt, Maryland. A Orbital ATK, fornece o planejamento da missão, o serviço de engenharia e as operações de campo através do NASA Sounding Rocket Operations Contract. O Heliophysics Division da NASA gerencia o sounding-rocket programa par a agência.

Os foguetes sonda foram usados pela primeira vez na década de 1950, ajudando na pesquisa científica com experimentos que injetavam vapores traçadores na atmosfera superior. Esses lançamentos de foguetes sondas têm ajudado muito os cientistas a entenderem o ambiente espacial próximo da Terra.

Esses materiais se tornam visíveis ou naturalmente ocorrendo em fluxos de partículas ionizadas e neutras, ou por luminescência em comprimentos de onda específicos da luz visível e do infravermelho, ou por espalhar a luz do Sol. O tipo de vapor selecionado para criar essas nuvens coloridas e os rastros depende da proposta do experimento, da hora e da altura onde o experimento será realizado.

Fonte:

http://www.weatherboy.com/nasa-successfully-launches-rocket-glowing-clouds/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.

lebron 14 bhm kd x still ua curry 4 curry 4 championship curry 4 black white adidas yeezy boost 350 v2 black white adidas yeezy boost 350 v2 triple white adidas yeezy boost 350 v2 cream white lebron 14 low kyrie 4 kyrie 3