fbpx

Momento Interestelar Registrado Em La Silla

Observatório La Silla do ESO no Chile é fotogênico visto de qualquer ângulo — incluindo em perspectivas incomuns e criativas como esta!

Esta panorâmica única foi capturada pelo Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek. “Estava pensando se seria possível captar as cores místicas do Universo sem equipamento complicado,” explicou Petr, acrescentando que inicialmente sentiu-se inspirado por um dos posters que apresentavam o filme de Christopher Nolan, Interestelar. “Em La Silla podemos realmente sentir, e capturar, momentos do Interestelar!”

Petr conseguiu claramente obter uma imagem do Universo em todo o seu esplendor. A majestosa faixa da Via Láctea atravessa o céu iluminando-o e criando uma ponte cósmica entre dois dos telescópios instalados em La Silla: o telescópio de 3,6 metros do ESO (à esquerda) e o Telescópio Submilimétrico Sueco-ESO (à direita). As Grande e Pequena Nuvens de Magalhães — um par de galáxias próximas — encontram-se “por cima” do plano galático no canto superior direito da imagem. A mancha vermelha resplandecente no meio da imagem é a Nebulosa de Gum e o ponto particularmente brilhante que se vê na região inferior esquerda é o planeta Júpiter.

Crédito:

  1. Horálek/ESO

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/images/potw1823a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo