Missão Kepler da NASA Celebra um Ano no Espaço

Space Today
5 mar 2010

Há um ano nessa semana a missão Kepler da NASA era lançada à escuridão do espaço, deixando uma luz no que pode ser o começo da busca de outros mundos parecidos com a Terra.

“Foi um lançamento impressionante”, lembra o gerente de projeto James Fanson do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Seguido ao espetacular lançamento noturno a partir da Estação de Cabo Canaveral, a bordo do foguete United Launch Alliance Delta II, na noite de 6 de Março de 2009, pôde-se ouvir os gritos de alegria da equipe de cientistas envolvidos no projeto.

“Agora vai começar a diversão”, disse William Borucki. Desde que a pesquisa começou a caça da NASA por exoplanetas tem alcançado significante sucesso em tentar responder a questão atemporal: Nós estamos sozinhos na nossa galáxia? Há dois meses, os cientistas do Kepler anunciaram a descoberta de cinco grandes exoplanetas (planetas localizados fora do Sistema Solar) denominados de Kepler 4b, 5b, 6b, 7b e 8b.

A missão do Kepler foi planejada para realizar a observação de mais de 150000 estrelas de maneira continua e simultânea buscando por sinais de planetas que tenham o mesmo tamanho da Terra até Novembro de 2010. Alguns desses planetas, espera-se que habitem a chamada zona habitável, uma região quente, onde a água em estado líquido poderia estar depositada na superfície.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2010-079

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários