Missão GAIA da ESA Mostra o Movimento de Mais de 2 Milhões de Estrelas nos Próximos 5 Milhões de Anos

Space Today
1 dez 2017

O vídeo acima mostra 2.057.050 estrelas do catálogo de estrelas da missão GAIA que foi publicado no dia 14 de Setembro de 2016, com a adição de 24.320 estrelas brilhantes do catálogo Hipparcos que não estão incluídas nesse primeiro catálogo da missão GAIA. As estrelas estão plotadas em coordenadas galácticas e usando uma projeção retangular: assim, o plano da Via Láctea aparece como uma faixa horizontas com uma maior densidade de estrelas.

O vídeo começa mostrando a posição das estrelas medidas pela GAIA entre 2014 e 2015, e mostra como essas posições irão mudar no futuro, com base no movimento próprio das estrelas. Os frames no vídeo são separados por 750 anos, e a sequência completa cobre os próximos 5 milhões de anos. As faixas que são vistas nos primeiros frames do vídeo refletem a maneira como a missão GAIA vasculha o céu, esses artefatos gradativamente vão desaparecendo no vídeo enquanto as estrelas se movem pelo céu.

A forma conhecida da constelação de Orion pode ser notada na parte direita do frame, logo abaixo do Plano Galáctico, no começo do vídeo. À medida que a sequência avança, a forma familiar dessa constelação e de outras, se desenvolve num novo padrão. Dois aglomerados estelares, grupos de estrelas que nasceram juntos e consequentemente se movem juntos, podem ser vistos na borda esquerda do frame, esses aglomerados são o alpha Persei (Per OB3) e as Plêiades.

Fonte:

http://sci.esa.int/gaia/59832-the-motion-of-two-million-stars-with-audio-track/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.