Metano Detectado Em Plutão e Uma Atualização Sobre a Missão da New Horizons

Space Today
1 jul 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

new_horizons_update_capa_01

Sim, existe metano em Plutão, e não, ele não vem de vacas. O espectrômetro infravermelho a bordo da sonda New Horizons da NASA detectou metano congelado na superfície de Plutão. Astrônomos baseados em Terra observaram pela primeira vez o composto químico em Plutão, em 1976.

“Nós já sabíamos que existia metano em Plutão, mas essa é a primeira vez que ele é realmente detectado”, disse Will Grundy, líder da equipe New Horizons Surface Composition com o Observatório Lowell em Flagstaff, no Arizona. “Em breve saberemos se existem diferenças na presença do gelo de metano de parte de Plutão para outra”.

new_horizons_update_02

O metano (CH4) é um gás incolor, inodoro que está presente na subsuperfície e na atmosfera da Terra. Em Plutão, o metano pode ser primordial, inerente à nebulosa que deu origem ao Sistema Solar a cerca de 4.5 bilhões de anos atrás. O metano foi originalmente detectado na superfície de Plutão por uma equipe de astrônomos baseados em terras liderados pelo membro da equipe da New Horizons Dale Cruikshank, do Ames Research Center da NASA, em Mountain View, na Califórnia.

O pequeno vídeo mostrado abaixo foi feito com imagens obtidas pela câmera Long Range Reconnaissance Imager (LORRI) a bordo da New Horizons feitas entre os dia 28 de Maio e 25 de Junho de 2015. Durante o tempo das imagens, a distância da sonda para Plutão diminuiu de 56 milhões de quilômetros para 22 milhões de quilômetros. As imagens mostram Plutão e sua maior lua, Caronte, crescendo em tamanho aparente, à medida que a sonda New Horizons se aproxima do sistema. À medida que realiza seu movimento de rotação, Plutão, mostra uma superfície fortemente contrastante dominada por um hemisfério norte brilhante, com uma faixa descontínua de material mais escuro correndo através do equador do planeta. Caronte, tem uma região polar escura, e existem indicativos de variações brilhantes em latitudes menores.

new_horizons_update_03

A sonda New Horizons tem feito observações críticias em preparativo para as futuras observações da tênue atmosfera de Plutão. Poucas horas depois do sobrevoo por Plutão, em 14 de Julho de 2015, a sonda observará a luz do Sol passando pela atmosfera do planeta, para ajudar os cientistas a determinarem a composição da atmosfera. “Será como se Plutão fosse iluminado por trás por uma luz de um trilhão de watts”, disse Randy Gladstone, um cientista da New Horizons, do Southwest Research Institute, em San Antonio. No dia 16 de Junho de 2015, o espectrógrafo de imageamento ultravioleta Alice da New Horizons, realizou com sucesso uma observação teste do Sol, a 5 bilhões de quilômetros de distância, que será usado para interpretar as observações do dia 14 de Julho de 2015.

new_horizons_update_04

A sonda New Horizons está agora a 18 milhões de quilômetros do sistema de Plutão. A sonda está bem, e todos os seus sistemas estão operando normalmente.

O Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory, em Laurel, Maryland, desenhou, construiu, e opera a sonda New Horizons, e gerencia a missão para o Sicence Mission Directorate da NASA. O Southwest Research Institute, baseado em San Antonio, lidera a equipe científica, as operações de carga e o planejamento científico do encontro com Plutão. A New Horizons é parte do New Frontiers Program, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no Alabama.

new_horizons_update_05

Para ver imagens da New Horizons e aprender mais sobre a missão, visite:

http://www.nasa.gov/newhorizons e

http://pluto.jhuapl.edu

Siga a missão New Horizons nas redes sociais, e use a hashtag #PlutoFlyby para se juntar às discussões.

O Twitter oficial da missão é:

@NASANewHorizons

Atualizações em tempo real estão disponíveis na página oficial da missão no Facebook, em:

https://www.facebook.com/new.horizons1

new_horizons_update_06

Fonte:

http://www.nasa.gov/feature/new-horizons-update-methane-detected-new-images-of-pluto-and-charon-sunrisesunset

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • tiago rodolfo ribeiro

    Que legal!!