image_3456-Mars-Ring

Marte Pode Ter Um Sistema de Anel Daqui a Algumas Dezenas de Milhões de Anos

Space Today
25 nov 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

image_3456-Mars-Ring

Entre 20 e 40 milhões de anos, Fobos, a maior lua de Marte, será destruída e irá criar um sistema de anéis ao redor de Marte, de acordo com os pesquisadores planetários Tushar Mittal e o Dr. Benjamin Black da Universidade da Califórnia.

A órbita da lua marciana Fobos está gradativamente espiralando em direção a Marte e a lua está experimentando um aumento nas tensões de maré.

De acordo com Mittal e o Dr. Black, Fobos, provavelmente será destruída antes de atingir a superfície de Marte, deixando um sistema de anéis que deve persistir por cerca de 100 milhões de anos.

Num estudo publicado na revista Nature Geoscience, eles estimaram o quão coesiva é a pequena lua e concluíram que ela não suficiente para resistir às forças de maré.

“Nossas análises sugerem que boa parte de Fobos é composta de um material fraco e altamente danificado”, dizem os cientistas.

“Nós sugerimos que – com a contínua migração da lua – o material mais fraco irá se dispersar em 20 a 40 milhões de anos para formar um anel marciano. Qualquer fragmento grande de Fobos que é forte o suficiente para escapar da força de maré, irá se arrebentar e colidir com Marte com uma velocidade de impacto baixa e oblíqua”.

“Nós previmos que esse anel irá persistir de 1 a 100 milhões de anos e irá inicialmente ter uma densidade comparável à dos anéis de Saturno”.

Para estimar a resistência de Fobos, o Dr. Black e Mittal, observaram os dados de rochas fraturadas de forma similar na Terra e de meteoritos que atingiram nosso planeta e que tem uma densidade e uma composição similar à da lua marciana.

Os cientistas também restringiram a resistência de Fobos com base nos resultados das simulações da massiva cratera Stickeney, que se formou no passado quando uma rocha atingiu Fobos e quase destruiu a lua.

“Não é claro se a poeira marciana e o anel de detritos será visível da Terra, já que a poeira não reflete muita luz do Sol, enquanto que o gelo presente nos anéis dos planetas externos, faz com que eles sejam visíveis”, disse Mittal.

“Mas o anel pode refletir luz suficiente para fazer Marte ficar um pouco mais brilhante quando visto da Terra, e através dos telescópios, as sombras dos anéis poderão ser vistas na superfície de Marte”.

“Estar na superfície de Marte, daqui a algumas dezenas de milhões de anos, fará com que você tenha uma visão espetacular”, disse o Dr. Black.

Fonte:

http://www.sci-news.com/space/mars-ring-system-phobos-03456.html

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários