Mais Uma Imagem Espetacular da Juno Mostra Uma Brown Barge Em Júpiter

Space Today
13 set 2018

Uma grande feição oval e marrom em Júpiter, conhecida como “brown barge” localizada no Cinturão Equatorial Sul de Júpiter foi capturada pela sonda Juno da NASA.

Esse tipo de feição, Brown barge, são regiões ciclônicas que normalmente localizam-se dentro do Cinturão Equatorial Norte escuro de Júpiter, embora elas algumas vezes podem ser encontradas no Cinturão Equatorial Sul do planeta. Elas podem ser difíceis de serem observadas as vezes, pela fato da sua cor se misturar com as regiões escuras ao redor. Em outras ocasiões como mostrado nessa imagem, o material escuro do cinturão se retrai, criando um fundo de coloração mais clara e assim a feição marrom pode ser vista com mais facilidade. As brown barges normalmente se dissipam normalmente depois que todo o cinturão sofre uma reviravolta e se organiza. A Juno está nos dando pela primeira vez a oportunidade de observar em detalhe a estrutura de uma brown barge na atmosfera de Júpiter.

Essa imagem foi feita no dia 6 de Setembro de 2018, às 22:26, hora de Brasília, quando a Juno estava realizando o seu décimo quinto sobrevoo por Júpiter. No momento da imagem, a Juno estava a 11950 quilômetros acima do topo das nuvens de Júpiter, na latitude aproximada de 22 graus sul.

O cientista cidadão Kevin M. Gill, criou essa imagem usando dados do imageador da Juno, chamado de JunoCam. A imagem foi rotacionada em 90 graus para a direita com relação a imagem original.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis no site para que o público possa processá-las e depois compartilhar:

www.missionjuno.swri.edu/junocam

Para mais informações da missão Juno, visite:

 http://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, gerencia a missão Juno para o seu principal investigador, Scott Bolton, do Southwest Research Institute em San Antonio. A Juno é parte do programa da NASA, conhecido como New Frontiers Program, que é gerenciado no Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no Alabama, para o Science Mission Directorate da NASA. A empresa Lockheed Martin Space Systems, em Denver, construiu a sonda. O Caltech, em Pasadena, na Califórnia, gerencia o JPL para a NASA.

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA22688

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.