Mais Uma Bela Tempestade Joviana Registrada Pela Sonda Juno

Space Today
20 nov 2017

Essa imagem com cores realçadas, mostra uma massiva tempestade no hemisfério norte de Júpiter, e foi registrada pela sonda Juno da NASA, durante sua nona passagem próxima do planeta.

A imagem foi feita no dia 24 de Outubro de 2017 às 16:32 hora de Brasília. No momento em que a imagem foi feita, a sonda estava a cerca de 10108 km acima do topo das nuvens de Júpiter, na latitude de 41.84 graus. A escala espacial da imagem é de 6.7 km/pixel.

A tempestade está girando no sentido contrário ao do relógio, com uma grande quantidade de nuvens em diferentes altitudes. As nuvens mais escuras são mais profundas do que as nuvens mais claras. Dentro de alguns dos braços brilhantes dessa tempestade, nuvens menores e bancos de nuvens podem ser vistos, alguns deles projetando até sombras para o lado direito da imagem, já que a luz do Sol está vindo da esquerda. As nuvens brilhantes e suas sombras variam de 7 a 12 km tanto de largura como de comprimento. Isso é muito similar à pequenas nuvens em outras regiões brilhantes que a Juno tem detectado e os pesquisadores esperam que sejam formadas pelo movimento ascendente de cristais de gelo de amônia misturados com gelo de água.

Os cientistas cidadãos Gerald Eichstädt e Seán Doran processaram essa imagem usando os dados disponíveis da JunoCam.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para que o público possa processar, em:

www.missionjuno.swri.edu/junocam       

Mais informações sobre a missão Juno podem ser encontradas em:

https://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu

Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt/ Seán Doran

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21971/jovian-tempest 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.