Livros Clássicos da Lua Que Ajudam nas Modernas Interpretações Atuais

Space Today
2 fev 2011

Não há nenhuma dúvida de que a ciência lunar evoluiu muito ultimamente, nada como observar as belas imagens de alta resolução que sondas como a LRO são capazes de fazer. Porém muito da ciência lunar e muitas explicações que são dadas às imagens de alta resolução, não são novas, são na verdade descrições feitas por experientes pesquisadores que há muitos anos pesquisam o nosso satélite. Muitas das descrições e análises usadas atualmente são encontradas em livros clássicos da Lua da década de 60, ou até mesmo livros bem anteriores, como por exemplo livros do ano de 1895. Esses livros não tinham como usar a alta tecnologia disponível hoje em dia, mas usavam do conhecimento geológico, estrutural e da imaginação de seus autores. Um desses clássicos livros é o The Moon de Elger, esse livro é de 1895 e apresenta quatro mapas representando os quadrantes da Lua e cada feição observada é descrita com uma riqueza de detalhes impressionante para a época. A figura abaixo mostra um desses quadrantes que aparecem no livro de Elger.

Outro livro importante em contar a história da Lua é o livro de Goodacre, chamado The Moon também, esse livro é de 1931 e possui 25 mapas de seções lunares e até hoje tem uma utilidade incrível para descrever as feições observadas no nosso satélite. Além de mapas completos existem ainda mapas de determinadas feições especiais que são explicadas em detalhe. A próxima figura mostra um exemplo retirado do livro de Goodacre. Infelizmente, nenhum desses livros está em formato digital, e dificilmente se encontra uma versão deles para se vender em alguma lugar, quem os tem trata deles com muito carinho e muita atenção.

Fica aqui a mensagem, as vezes ficamos escravo de tanta tecnologia, sem se lembrar que muitas das coisas usadas hoje foram desenvolvidas numa época em que uma calculadora com as quatro operações era o que se tinha de mais alta tecnologia. Ainda bem, que nesse período houve um desenvolvimento gigantesco das idéias e dos conceitos, quase todos usados hoje para auxiliar na explicação dos dados obtidos com a mais potente tecnologia existente.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/February+2%2C+2011

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários