LEAF – A Instalação Acústica da ESA Para Testar Satélites

Space Today
7 set 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

A imagem acima mostra o Large European Acoustic Facility, ou LEAF da ESA.

Essa instalação, tem o objetivo de sujeitar os satélites ao mesmo nível de ruído que eles sofrerão durante o lançamento e durante o voo através da atmosfera. Uma parede da câmara, que tem 11 metros de largura, por 9 metros de profundidade e 16.4 metros de altura, é repleta de grandes alto-falantes. Nitrogênio atirado através dos alto-falantes pode produzir uma série de ruídos chegando a mais de 154 decibéis, o que seria equivalente e ficar perto da decolagem de vários jatos.

Como medida de segurança o LEAF pode operar somente com as portas fechadas. Paredes reforçadas com aço e concreto mantêm o som dentro da câmara que tem um revestimento de resina epoxy para refletir o ruído e produzir um som uniforme que preenche toda a câmara. A câmara é suspensa e isolada com sapatas de borracha para que ela não sofra influência de ruídos externos.

O LEAF é parte integral do centro de testes da ESA, o ESTEC que fica em Noordwijk na Holanda. Nesse centro pode-se encontrar uma grande coleção de instalações usadas para simular voos espaciais tudo num único andar. Se por acaso você estiver pela Europa no dia 8 de Outubro, essa instalação será aberta para visitação pública.

Fonte:

https://phys.org/news/2017-09-image-esalarge-european-acoustic-facility.html

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.