Kronos a Estrela Devoradora de Planetas

Space Today
13 out 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Astrônomos descobriram que uma estrela parecida com o Sol localizada a cerca de 350 anos-luz de distância da Terra está consumindo uma quantidade de rocha equivalente a 15 Terras. Chamada de Krono, o Titã que comia crianças na mitologia grega, a estrela é o caso mais claro e dramático já conhecido de uma estrela parecida com o Sol consumindo seus próprios planetas, disse Semyeong Oh, astrofísico da Universidade de Princeton em Nova Jersey e principal autor do artigo que descreve o estudo.

“Mesmo se o Sol comece todos os planetas do Sistema Solar interno, ele não chegaria nem perto à anomalia que nós observamos nessa estrela”, disse David hogg, co-autor do estudo do Flatiron Institute em Nova York. A pesquisa não começou buscando por uma estrela consumindo seus planetas. Os astrofísicos estavam analisando um catálogo de novos dados estelares obtidos pela sonda GAIA da Agência Espacial Europeia, procurando por pares de estrelas com velocidades e trajetórias similares. Esses pares de estrelas são normalmente formados por estrelas g6emeas que são formadas muito próximas com o mesmo ingrediente. As análises finais levaram à identificação de Kronos e de seu irmão menos conhecido Krios. Cujas designações oficiais são HD 240430 e HD 240429, e elas estão a cerca de 350 anos-luz de distância da Terra.

Os elementos cruciais para essa descoberta foram, primeiro confirmar que o par de estrelas era de fato uma estrela binária, e depois observar a química incomum de Kronos. Outros pares foram identificados com uma química diferenciada, mas nenhum com uma química tão diferenciada como o par Kronos e Krios.

A maioria das estrelas que são ricas em metal como a Kronos, possuem todos os outros elementos enriquecidos no mesmo nível. Já Kronos possui elementos voláteis suprimidos, o que faz dela uma estrela bem estranha no contexto geral dos padrões de abundância estelar.

Em outras palavras, Kronos, tem um nível extremamente alto e fora do normal de minerais formadores de rochas, incluindo magnésio, alumínio, sílica, ferro, cromo, sem ter um nível igual de elementos voláteis, aqueles que na sua maior parte são encontrados na forma gasosa, como o oxigênio, o carbono, nitrogênio, e o potássio.

Fonte:

http://www.financialexpress.com/lifestyle/science/astronomers-find-sun-like-star-that-devoured-its-own-planets/893299/

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • masny

    15 Terras por dia? Por hora? Por segundo?

© 2014 Space Today | Todos os direitos reservados.