Kepler Faz Imagem Geral do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

Space Today
9 out 2016

keplergetsth

No dia 30 de Setembro de 2016, a Agência Espacial Europeia concluiu a missão da sonda Rosetta e o estudo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Durante o último mês da missão, a sonda caçadora de planetas da NASA, Kepler, teve uma oportunidade única de ter uma grande visão do cometa. Os telescópios em Terra não puderam observar o cometa, pois ele estava no céu durante as horas do dia.

De 7 de Setembro até 30 de Setembro, a sonda Kepler, operando a sua chamada missão K2, fixou sua visão no cometa 67P. Do seu ponto de observação, a sonda pôde observar o núcleo e a cauda do cometa. A imagem de grande escala do Kepler complementa as imagens detalhadas da Rosetta, fornecendo o contexto para as investigações de alta resolução, que a sonda Rosetta realizou à medida que se aproximava do cometa.

Durante o período de duas semanas de estudo, o Kepler fez uma imagem do cometa a cada 30 minutos. A animação mostra um período de 29.5 horas de observação de 17 a 18 de Setembro de 2016. O cometa é visto passando através do campo de visão do Kepler da parte superior direita até a parte inferior esquerda, destacando uma linha vertical na imagem. Os pontos brancos representam as estrelas e outras regiões do espaço estudados durante a décima campanha de observação do K2.

À medida que o cometa viajou pelo espaço ele expeliu uma cauda de gás e poeira. Um nível de atividade do cometa pode ser obtido medindoa luz do Sol que é refletida. Analisando os dados do Kepler, os cientistas serão capazes de determinar a quantidade de massa perdida a cada dia à medida que o 67P viajou pelo Sistema Solar.

Fonte:

http://phys.org/news/2016-10-kepler-big-picture-comet-67p.html

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários