Júpiter Crescente E A Sua Grande Mancha Vermelha

Space Today
14 jan 2017

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Essa bela imagem que mostra o planeta Júpiter numa fase crescente e em destaque a icônica Grande Mancha Vermelha, foi criada pelo cientista cidadão Roman Tkachenko, usando os dados da JunoCam, a câmera que navega a bordo da sonda Juno. Pode-se ver na imagem também uma série de tempestades esbranquiçadas e de forma ovalada, conhecidas informalmente como Colar de Pérolas. Abaixo da Grande Mancha Vermelha, uma tempestade avermelhada conhecida como Oval BA também é visível.

A imagem foi feita no dia 11 de Dezembro de 2016, às 8:30 da manhã, hora de Brasília, durante o terceiro sobrevoo que a sonda Juno fez por Júpiter. No momento em que essa imagem foi feita a sonda estava a cerca de 458800 km de distância do planeta.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para o público que podem processá-las da maneira que quiser e postar no site, os melhores processamentos são escolhidos e citados. Se você quiser participar dessa iniciativa de ciência cidadã da Juno, acesse suas imagens, em:

www.missionjuno.swri.edu/junocam

O JPL gerencia a missão da sonda Juno para o principal pesquisador da missão, Scott Bolton, do Southwest Research Institute, em San Antonio. A Juno é parte do programa da NASA conhecido como New Frontiers, que é gerenciado pelo Marshall Space Flight Center, em Huntsville no Alabama, para o Science Mission Directorate da agência em Washington. A empresa Lockheed Martin Space Systems, em Denver, construiu a sonda. O Caltech, em Pasadena, na Califórnia, gerencia o JPL para a NASA.

Mais informações sobre a sonda Juno, podem ser encontradas online, em:

http://www.nasa.gov/juno e

http://missionjuno.swri.edu.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/crescent-jupiter-with-the-great-red-spot

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários