Juno Faz Imagem Detalhada Dos Polos de Júpiter

Space Today
2 set 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

pia21032_4_south_polar_full_disk_c (1)

Essa imagem feita pela sonda Juno da NASA fornece uma perspectiva nunca antes vista do polo sul de Júpiter.

A JunoCam, adquiriu essa imagem no dia 27 de Agosto de 2016, quando a sonda estava a 94500 km acima da região polar. Nesse ponto, a sonda estava a cerca de uma hora de realizar a maior aproximação do planeta, e detalhes impressionantes da região polar sul são claramente resolvidos.

Diferente da estrutura familiar da região equatorial, que possui cinturões e zonas, os polos possuem estruturas que lembram tempestades girando em todos os sentidos, algo muito parecido com os furacões observados na Terra. O polo sul de Júpiter nunca foi visto desse ponto de vista, embora a sonda Cassini tenha sido capaz de observar boa parte da região polar com ângulos altamente oblíquos, quando passou por Júpiter no seu caminho para Saturno no ano 2000.

No final do post, o vídeo do Space Today TV onde as imagens são analisadas, além de mostrar imagens em infravermelho e os sons das auroras jovianas registrados pelo instrumento WAVES da Juno.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, na Califórnia, gerencia a missão Juno para o seu principal pesquisador, Scott Bolton, do Southwest Research Institute em San Antonio. A missão Juno é parte do New Frontiers Program, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center em Huntsville, no Alabama. A empresa Lockheed Martin Space Systems, em Denver, construiu a sonda. O JPL é uma divisão do Caltech em Pasadena.

Para mais informações sobre a missão Juno, acesse: http://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu.

Fonte:

http://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21032/jupiter-down-under

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários