img_2628

Juno Completa Com Sucesso Primeira Passagem Por Júpiter e Manda a Primeira Imagem

Space Today
28 ago 2016

Users who have LIKED this post:

  • avatar

img_2628

A missão Juno da NASA executou com sucesso seu primeiro dos 36 sobrevoos sobre Júpiter. O momento da maior aproximação aconteceu às 10:44 hora de Brasília, quando a Juno passou a 4200 km acima das nuvens do planeta. No momento a Juno estava viajando a 208 mil km/h com relação ao planeta. Esse sobrevoo foi o mais próximo que será realizado pela missão durante a sua missão primária em Júpiter.

“A telemetria recebida logo depois do sobrevoo indica que tudo correu como planejado”, disse Rick Nybakken, gerente de projeto da Juno, no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia.

Mais 35 sobrevoos estão planejados para acontecer até o final da missão em Fevereiro de 2018. O sobrevoo do dia 27 de Agosto de 2016 foi a primeira vez que a Juno ativou toda o seu conjunto de equipamentos científicos e observou o planeta gigante enquanto passava por ele.

“Nós estamos com dados intrigantes retornando da sonda como falamos”, disse Scott Bolton, o principal pesquisador da Juno do Southwest Research Institute em San Antonio. “Levará alguns dias para todos os dados científicos serem coletados e baixados da sonda e um pouco mais para que possamos começar a entender o que a Juno está tentando nos dizer”.

Enquanto que os resultados científicos estarão sendo baixados e analisados, algumas imgens da JunoCam, são esperadas para a próxima semana e para as outras. Essas imagens incluirão as visões de mais alta resolução da atmosfera Joviana e a primeira olhada nos polos norte e sul de Júpiter.

“Nós estamos numa órbita onde ninguém esteve antes, e essas imagens nos darão uma perspectiva totalmente nova sobre o mundo gasoso gigante”, disse Bolton.

A sonda Juno foi lançada em 5 de Agosto de 2011, desde Cabo Canaveral na Flórida, e chegou em Júpiter em 4 de Julho de 2016. O JPL gerencia a missão Juno para o principal pesquisador, Scott Bolton, do Southwest Research Institute em San Antonio. A JUno é parte do New Frontiers Program que é gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA, em Huntsville no Alabama, para o Science Mission Directorate da NASA. A Lockheed Martin Space Systems, em Denver no Colorado, construiu a sonda. O Caltech em Pasadena, na Califórnia, gerencia o JPL para a NASA.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/nasas-juno-successfully-completes-jupiter-flyby

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários