image_3434e-Psychedelic-Pluto

Imagem “Psicodélica” e Colorida de Plutão Revela A Diferença de Composição das Suas Regiões

Space Today
17 nov 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

image_3434e-Psychedelic-Pluto

O Dr. William Grundy, da equipe de composição superficial da New Horizons e seus colegas, criou essa bela imagem de plutão, usando uma técnica matemática, muito conhecida em diversas áreas, e chamada de análise dos componentes principais, com o objetivo de destacar as diferenças entre as distintas regiões do planeta anão.

O Dr. Grundy e os coautores apresentaram essa imagem no dia 9 de Novembro de 2015, durante o 47º Congresso da Divisão de ciência Planetária da Sociedade Astronômica Americana que aconteceu em National Harbor, Maryland.

Os dados utilizados para gerar a imagem foram obtidos pelo instrumento Ralph/MVIC da sonda New Horizons no dia 14 de Julho de 2015, a uma distância de 35000 quilômetros do planeta anão.

“O instrumento Ralph é a principal ferramenta da New Horizons para investigar a composição da superfície do sistema de Plutão. O Ralph, consiste de um imageador espectral de infravermelho próximo compartilhando um telescópio de abertura de 75 mm montado junto com um sistema de câmera colorida CCD”, explica o Dr. Grundy.

“O MVIC (Multi-spectral Visible Imaging Camera), tem sete conjuntos de CCD dos quais quatro possuem filtros de interferência afixados diretamente no plano focal”.

“Os filtros passam os comprimentos de onda que variam de 400 até 975 nanômetros, sensíveis à coloração de materiais de tipo tolina, bem como a banda de absorção mais fraca do gelo de metano em 890 nanômetros”.

A sonda New Horizons se encontra hoje a cerca de 5.17 bilhões de quilômetros da Terra, e a 145.2 milhões de quilômetros de Plutão. Ela está saudável e todos os seus sistemas operam normalmente.

Fonte:

http://www.sci-news.com/space/new-horizons-false-color-psychedelic-image-pluto-03434.html

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários