Cappuccino_swirls_at_Mars_south_pole

Imagem Impressionante da Sonda Mars Express Faz o Polo Sul Marciano Parecer Um Copo de Cappuccino

Space Today
11 fev 2015

Cappuccino_swirls_at_Mars_south_pole

observatory_1501051Redemoinhos de chocolate, caramelo e creme – essa imagem definitivamente desperta os desejos por doce em qualquer um, além de lembrar muito o café dentro de uma xícara. Os platôs suaves coloridos com a coloração creme circundados por cadeias empoeiradas na cor de cacau interceptadas por listras de tonalidade caramelo, criam uma cena que lembra muito um copo de cappuccino, nesse caso, um cappuccino cósmico.

Essa imagem, surpreendente, foi feita pela sonda Mars Express da ESA, que tem explorado e imageado a superfície e atmosfera de Marte, desde 2003. Nós estamos acostumados a ver numerosas imagens do solo vermelho e amarronzado de Marte, e as paisagens repletas de crateras, mas o Planeta Vermelho nem sempre é vermelho.

A região branca e brilhante dessa imagem mostra a calota de gelo que cobre o polo sul de Marte, composta de água congelada e dióxido de carbono. Enquanto parece suava nessa imagem, numa visão detalhada da calota pode-se ver uma mistura de camadas, picos, vales e terrenos planos, algo que se assemelha muito a queijo suíço.

A calota sul tem cerca de 3 km de espessura em determinados lugares e cerca de 350 km de diâmetro. Essa região é congelada permanentemente, no inverno marciano, outra calota mais fina se forma sobre o topo, se espalhando por boa parte do planeta e desaparecendo novamente quando o clima esquenta novamente.

A calota está a cerca de 150 km ao norte do polo sul geográfico de Marte e a sonda Mars Express a iluminou por que essa calota está deslocada. Crateras de impacto profundo – notavelmente, a Bacia Hellas, a maior estrutura de impacto em todo o planeta, tem 7 km de profundidade de 2300 km de diâmetro – afunilam os fortes ventos que sopram através de Marte na direção do polo sul, criando uma mistura  de diferentes sistemas de alta e baixa pressão. O dióxido de carbono na calota polar, sublima com diferentes taxas nessas regiões devido ao contraste de pressão, resultando na estrutura desigual da calota.

A sonda Mars Express imageou essa área de Marte no dia 17 de Dezembro de 2012, na luz infravermelha, azul e verde, usando sua High Resolution Stereo Camera. Essa imagem foi processa por Bill Dunford, usando os dados disponíveis no ESA Planetary Science Archive.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2015/02/Cappuccino_swirls_at_Mars_south_pole

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários