pia19818-16

Imagem do Rover Curiosity Mostra Dunas de Areia Petrificadas Em Afloramento Marciano

Space Today
11 set 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

pia19818-16

Alguns arenitos em uma área que está sendo explorada pelo rover Curiosity da NASA mostram uma textura e estruturas acamadadas inclinadas, características de depósitos que se formaram como dunas de areia, e então foram cimentados dentro da rocha.

Uma visão panorâmica feita com a Mast Camera, ou MastCam do Curiosity que inclui uma cadeia feita desse tipo de arenito, é mostrada abaixo.

Esse afloramento – parte de uma camada geológica que a equipe de ciência do Curiosity tem chamado de Stimson – tem uma estrutura  chamada de acamamento cruzado em uma grande escala de modo que a equipe tem interpretado como depósitos de dunas de areia formadas pelo vento. Dunas de areia petrificadas, com uma aparência similar são comuns na parte sudoeste dos EUA. A geometria e a orientação dos acamamentos cruzados fornecem informações sobre as direções dos ventos quando produziram as dunas.

A unidade Stimson se sobrepõe a uma camada de lamito que foi depositada num ambiente lacustre. O Curiosity tem examinado de forma sucessiva camadas mais altas e mais jovens do Monte Sharp, começando com o lamito na base da montanha, buscando por evidências sobre mudanças no antigo ambiente da área.

As dezenas de imagens individuais da MastCam combinadas nessa visão panorâmica, foram feitas no dia 27 de Agosto de 2015. O Curioisty percorreu cerca de 94 metros nas duas semanas subsequentes, geralmente em sentido sul. Afloramentos dos arenitos da unidade Stimson estão ainda acessíveis para o rover, e os pesquisadores planejam usar o rover para coletar e analisar uma amostra de rocha perfurada do arenito da unidade Stimson esse mês.

PIA19818_hires

O Curiosity tem trabalhado em Marte, desde o começo de Agosto de 2012. Ele alcançou a base do Monte Sharp no último ano depois de frutíferas investigações em afloramentos próximos da sua área de pouso e então começou sua caminhada para a montanha.

A empresa Malin Space Sciences Systems, em San Diego, construiu e opera a MastCam do rover. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia o projeto Mars Science Laboratory, para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL, desenhou, e construiu o rover Curiosity. Para mais informações sobre o Curiosity, visite:

http://www.nasa.gov/msl

http://mars.jpl.nasa.gov/msl

Você ainda pode seguir a missão no Facebook e no Twitter, em:

http://www.facebook.com/marscuriosity

http://www.twitter.com/marscuriosity

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=4716

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários