potw1551a

Hubble Registra a Explosão Artística de Uma Jovem Estrela no Objeto HH34

Space Today
21 dez 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

potw1551a

A explosão artística de uma estrela extremamente jovem, na sua fase de formação mais inicial, é capturada nessa imagem espetacular feita pelo Telescópio Espacial Hubble das agências espaciais NASA e ESA. Os filamentos coloridos, observados na parte inferior esquerda da imagem, são pintados no céu por uma jovem estrela ainda no seu casulo na nuvem parcialmente iluminada de poeira escura vista na parte superior direita da imagem.

A imagem mostra um buraco feito na poeira por um jato de gás extremamente quente, azul lançado pelo jovem estrela. À medida que esse jato viaja pelo espaço, ele colide com um material mais frio ao redor. O resultado é um objeto colorido na parte inferior esquerda, produzido enquanto o material mais frio é aquecido pelo jato.

O objeto delgado é conhecido como HH34, e é um exemplo de um Objeto Herbig-Haro. Ele está localizado a aproximadamente 1400 anos-luz de distância da Terra, perto da Nebulosa de Orion, uma grande região de formação de estrelas dentro da Via Láctea. Os objetos HH existem por um tempo cósmico extremamente curto – normalmente milhares de anos – com as mudanças vistas em observações feitas com anos de separação.

Embora o jato se estenda por toda distância existente entre a estrela e o HH34, somente uma fração dele aparece visível. Essa parte do jato possui uma estrutura intrigante de nós e ondulações, que devem ser causadas pelas diferentes explosões que foram ejetando material e que foram se chocando com o passar do tempo.

Fonte:

http://spacetelescope.org/images/potw1551a/

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr