A subtle swarm

Hubble Observa A Galáxia Anã Irregular NGC 4789A

Space Today
21 nov 2016

A subtle swarm

Essa imagem do Hubble mostra a NGC 4789A, uma galáxia anã irregular, localizado na constelação da Coma Berenices. Ela certamente faz jus ao nome da constelação onde se localiza, as estrelas que abrigam essa galáxia estão espalhadas pelo céu numa aparente desordem e irregularidade, dando para a NGC 4789A uma aparência muito mais sútil é abstrata do que as galáxias espirais e elípticas.

Essas estrelas parecem ter sido jogadas de forma aleatória no céu, mas por incrível que possa parecer todas estão unidas pela gravidade. As cores nessa imagem foram exageradas de propósito para enfatizar a mistura de estrelas azuis e vermelhas. As estrelas azuis são brilhantes, quentes e massivas que se formaram relativamente recentemente, enquanto que as estrelas vermelhas são muito mais velhas. A presença de ambas as estrelas nos diz que o processo de formação de estrelas nessa galáxia aconteceu durante o tempo.

Localizado a 14 milhões de anos-luz de distância da Terra, a NGC 4789A é considerada uma galáxia relativamente próxima, permitindo que se possa ver estrelas individuais dentro de seus limites. Essa imagem também revela numerosas outras galáxias muito mais distantes, que aparecem como formas difusas na imagem.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2016/hubble-nets-a-subtle-swarm

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários