Hubble Faz Imagem Impressionante de Uma Cebola Galáctica

Space Today
12 maio 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

Galactic onion

O objeto brilhante nessa imagem é uma galáxia elíptica, chamada de NGC 3923. Ela está localizada a mais de 90 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Hydra.

A NGC 3923 é um exemplo de uma galáxia de concha onde as estrelas no seu halo estão arranjadas em camadas.

Encontrar conchas concêntricas de estrelas numa galáxia é algo comum e é uma característica observada em muitas galáxias elípticas. De fato, um décimo das galáxias elípticas exibem essa estrutura em forma de cebola, que nunca foi observada nas galáxias espirais. Acredita-se que as estruturas em forma de concha se desenvolvem como uma consequência de um canibalismo galáctico, quando uma galáxia maior ingere uma companheira menor. À medida que os dois centros se aproximam, elas iniciam um processo de oscilação em torno de um centro comum, e essa oscilação cria ondas que formam conchas de estrelas, como ondas num lago quando a superfície é perturbada.

A NGC 3923 tem cerca de vinte conchas, com poucas externas visíveis nessa imagem e com suas conchas muito mais sutis do que aquelas encontradas em outras galáxias de conchas. As conchas dessa galáxia são também curiosamente simétricas, enquanto que outras galáxias de conchas são mais dispersas.

Uma versão dessa imagem foi inscrita na competição de processamento de imagem conhecida como Hubble’s Hidden Treasure, pelo competidor Judy Schmidt.

Fonte:

http://spacetelescope.org/images/potw1519a/
alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários