Hubble Faz Bela Imagem da UGC 11411 – Uma Galáxia do Tipo Anã Compacta Azul Irregular (BCD)

Space Today
15 jun 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

True blue

Essa imagem obtida pelo Telescópio Espacial Hubble das Agências Espaciais NASA/ESA, mostra uma galáxia conhecida como UGC 11411. Essa é uma galáxia classificada como Anã Compacta Azul Irregular, a sigla em inglês é BCD.

As galáxias do tipo BCD tem cerca de um décimo do tamanho de uma galáxia espiral típica como a Via Láctea, e são feitas de grandes aglomerados de estrelas quentes e massivas que ionizam o gás ao redor com sua intensa radiação. Pelo fato das estrelas serem tão quentes, elas brilham intensamente com uma tonalidade azulada, dando à galáxias como a UGC 11411 sua tonalidade caracteristicamente azul. Com essas massivas estrelas tendo menos de 10 milhões de anos de vida, elas são muito jovens se comparadas com os padrões estelares. Elas foram criadas durante um fenômeno de explosão de estrelas, um episódio de proporções galácticas onde de maneira furiosa ocorre uma grande formação de estrelas. A UGC 11411 em particular tem uma taxa de formação de estrelas extremamente alta, até mesmo para uma galáxia do tipo BCD.

Normalmente, para galáxias com regiões de intensa formação de estrelas, as BCDs não possuem uma grande quantidade de poeira, ou elementos pesados que normalmente são encontrados como elementos traços em estrelas recém formadas, fazendo sua composição muito similar àquela do material  das primeiras estrelas formadas no universo. Por conta disso, os astrônomos consideram as galáxias do tipo BCD ótimos objetos para serem estudados de modo a melhorar o nosso entendimento principalmente sobre os processos primordiais de formação de estrelas.

As estrelas brilhantes observadas na imagem são estrelas de primeiro plano, pertencentes à Via Láctea.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1524a/

alma_modificado_rodape105

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários