A_supermassive_black_hole_in_action

Hercules A – Um Buraco Negro Supermassivo em Ação

Space Today
17 nov 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

A_supermassive_black_hole_in_action

Os cientistas muitas vezes usam o poder combinado de múltiplos telescópios para revelar os segredos do universo – e essa imagem é um grande exemplo de quando essa técnica é aplicada de forma muito efetiva.

O objeto com tonalidade amarelada no centro do frame é uma galáxia elíptica conhecida como Hercules A, vista pelo Telescópio Espacial Hubble. Na luz normal, um observador somente veria esse objeto flutuando na escuridão do espaço, como mostrado na imagem abaixo.

hs-2012-47-c-xlarge_web

Contudo, observar a Hercules A com um rádio telescópio, transforma não só a galáxia como toda a região ao redor. Jatos surpreendentes vermelhos roseados podem ser vistos sendo atirados para longe da galáxia – jatos que são completamente invisíveis na luz visível. Eles são mostrados aqui como vistos pelo rádio observatório Karl G. Jansky Very LArge Array no novo México, EUA. Essas observações de rádio, foram combinadas com os dados na luz visível do Hubble, obtidos com a Wide Field Camera 3 para criar essa bela composição.

Os dois jatos são compostos de plasma quente e de alta energia que foi expulso do centro da Hercules A, um processo que é dirigido por um buraco negro supermassivo presente no coração da galáxia. Esse buraco negro tem cerca de 2.5 bilhões de vezes a massa do Sol, e é cerca de mil vezes mais massivo do que o buraco negro que existe no centro da nossa Via Láctea.

O buraco negro da Hercules A, aquece o material e o acelera a uma velocidade próxima da velocidade da luz. Esses jatos altamente focados perdem energia à medida que eles viajam, eventualmente ficando mais lentos e se espalhando para formar os lobos parecidos com nuvens vistos aqui.

Os múltiplos anéis brilhantes e nós vistos dentro desses lobos sugerem que o buraco negro tem emitido numerosas explosões sucessivas de material durante a sua história. Os jatos se espalham por cerca de 1.5 milhões de anos-luz, algo em torno de 15 vezes o tamanho da Via Láctea.

A Hercules A, também é conhecida como 3C 348, localiza-se a cerca de dois bilhões de anos-luz de distância da Terra. Ela é uma das fontes mais brilhantes de emissões de rádio fora da galáxia.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2015/11/A_supermassive_black_hole_in_action

alma_modificado_rodape1051

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários

  • Cristiano Montenaro

    Impressionante!!! Fico sem palavras pra tentar descrever evento de tal magnitude! São distâncias inimagináveis!