image_3078_1e-HD-219134b

HD 219134: Três Super-Terras São Descobertas Orbitando Uma Estrela a 21 Anos-Luz de Distância da Terra

Space Today
1 ago 2015

Users who have LIKED this post:

  • avatar

image_3078_1e-HD-219134b

Usando o espectrógrafo HARPS-N acoplado ao Telescopio Nazionale Galileo no Observatório de Roque de Los Muchachos, nas Ilhas Canárias, os astrônomos descobriram três exoplanetas, classificados como Super-Terras e um gigante gasoso orbitando uma estrela próxima, chamada de HD 219134.

A HD 219134, também conhecida como HR 8832 é uma estrela do tipo anã-K de quinta magnitude, localizada a aproximadamente 21 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Cassiopeia.

A estrela é levemente mais fria e menos massiva que o nosso sol. Ela é tão brilhante que pode ser observada a olho nu.

O sistema planetário HD 219134, abriga um planeta gigante gasoso externo e três planetas internos classificados como super-Terras, um dos quais transita em frente à estrela.

A super-Terra que transita em frente a estrela, chamada de HD 219134b, tem aproximadamente 4.5 vezes a massa da Terra e é 1.6 vezes maios, além de orbitar a estrela a cada três dias.

O exoplaneta, tem uma densidade parecida com a da Terra. Ele é o exoplaneta transitando uma estrela mais próximo conhecido até o momento.

Os astrônomos preveem que o exoplaneta – conhecido como sendo terrestre de acordo com as medidas realizadas de massa e tamanho – seria rochoso, com uma superfície parcialmente derretida com uma atividade geológica, incluindo a presença de vulcões.

image_3078_2e-HD-219134b

“Nas regiões mais internas, um planeta pesando 2.7 vezes mais que a Terra, orbita a HD 219134 a cada 6.8 dias, e um planeta 8.7 vezes mais massivo que a Terra reside numa órbita que leva 46.8 dias para dar a volta ao redor da estrela”, dizem os cientistas.

“Pode ser que esses dois planetas tenham uma configuração coplanar com o HD 219134b, como muitas vezes é observado, assim, toda a família poderia estar em trânsito”.

De acordo com um membro da equipe, Prof. Stéphane Udry, da Universidade de Genebra, na Suíça, o satélite da ESA, CHEOPS, será a ferramenta perfeita para futuras observações com o objetivo de capturar os potenciais trânsitos.

“Sendo capaz de caracterizar três super-Terras em trânsito, num sistema único, próximo e brilhante, forneceria a todos nós as premissas incomparáveis para melhorar os modelos de formação e da composição dos planetas, em particular, para as super-Terras”, disse Udry, que é co-autor de um artigo aceito para publicação na revista Astronomy & Astrophysics.

O sistema HD 219134 também inclui um planeta um pouco menor que Saturno, a cerca de 2.1 Unidades Astron6omicas, orbitando a estrela a cada três anos.

“Esse sistema, parecido com o nosso Sistema Solar, com planetas menores internos e planetas gasosos externos, encontrará um crescente interesse, sem dúvida alguma, da comunidade astronômica”, disseram os astrônomos.

Fonte:

http://www.sci-news.com/astronomy/science-hd219134-three-super-earths-03078.html

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Tumblr

Comentários